Megapalestra da Semana Sebrae tem público recorde no sul da Bahia‏

Paulo Storani fala com público regional
Maurício Maron

A megapalestra gratuita “Construindo uma Tropa de Elite”, proferida pelo ex-capitão do Bope, Paulo Storani, foi sucesso de público entre empresários, empreendedores e estudantes do Sul da Bahia. Uma plateia recorde de 1.200 pessoas lotou o evento de abertura da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, em Itabuna. “Esse número é sete vezes maior do que o registrado na abertura da Semana, em 2015, e, também, é o maior público já presente em um evento regional”, explica o gerente-adjunto do Sebrae, Michel Lima.

Paulo Storani liderou o Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro durante seis anos e atuou como consultor dos filmes "Tropa de Elite" 1 e 2. Mestre em antropologia, especializado em administração pública e gestão de recursos humanos, hoje, aos 53 anos, ele usa a experiência do trabalho em situações de conflito para motivar empresários a construir equipes de alto desempenho.

"Os empresários devem basear-se em processos de excelência na seleção da equipe, capacitação e nível de empenho, independente do contexto econômico, aprendendo a superar limites", orienta.

Entre os participantes do evento, o microempresário de Itabuna, Mateus Moraes, sócio de uma distribuidora de bebidas, com bar e espaço de eventos, veio aprimorar o seu método de gestão. “Em apenas um ano e meio de atividade já somos referência no setor e temos diferenciais como o serviço de delivery e um forte atuação nas redes  sociais”, afirma. 

A administradora de empresas Jane Reis, de Itabuna, iniciou, há três meses, como microempreendedora, a venda de roupas e calçados. “Espero aprender mais sobre empreendedorismo e mercado, para dar um novo passo que é abrir uma loja”, planeja.

InscriçõesOutra megapalestra acontece em Ilhéus, no dia 31 de agosto, às 19h no Centro de Convenções, na Avenida Soares Lopes, Centro. Eduardo Carmello falará sobre ‘Criatividade e Inovação que fazem acontecer’. Com disponibilidade inicial de 400 vagas gratuitas, a palestra já teve seu público ampliado, até o momento, para 600 pessoas, em função da demanda crescente.

Ao todo, no Sul da Bahia, já foram registradas 1.764 inscrições para eventos nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Canavieiras, Itacaré e Uruçuca. Estão sendo oferecidas, também, capacitações sobre gestão financeira, internet para pequenos negócios e workshops de inovação. “As pessoas estão sedentas por novos conhecimentos, conscientes de que para avançar é preciso se preparar”, destaca a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo. 

A programação completa está no site da Semana - http://www.semanasebrae.com.br. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (73) 3613-9734 (Itabuna) e (73) 3634-4068 (Ilhéus).

Este ano, no Sul da Bahia, a Semana Sebrae conta com a parceria das Câmaras de Dirigentes  Lojistas  (CDL)  de Itabuna e Itacaré, Associação Comercial de Itabuna (ACI), Banco do Povo, Sindicato do Comércio  Varejista de Itabuna (Sindicom) e Shopping Jequitibá.

Semana Sebrae acontece até sábado, 3A segunda edição da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, maior evento da Bahia voltado para os pequenos negócios, acontece até este sábado, dia 3 de setembro. Ao todo, estão disponíveis 30 mil vagas em Salvador e mais 50 cidades baianas. As inscrições podem ser feitas pelo sitewww.semanasebrae.com.br. Em Salvador, o evento acontece no Fiesta Convention Center e estão disponibilizadas mais de 16 mil vagas. Os eventos custam R$20 ou R$50, além de algumas opções gratuitas.

Contribuir para o desenvolvimento e crescimento dos pequenos negócios e incentivar o empreendedorismo são alguns dos objetivos do evento. As capacitações incluem temas como associativismo, cenários econômicos, competitividade, design, empreendedorismo, estratégias, finanças, geração de valor, gestão empresarial, inovação, liderança, marketing e vendas, modelo de negócio, motivação, planejamento, produtividade, recursos humanos, startup, sustentabilidade, turismo, varejo e consumo.

Na capital baiana, o evento conta com o apoio da República Interativa e patrocínio do Banco do Nordeste e Intel.