Mutirão realiza 300 cirurgias de catarata

Mutirão em Ilhéus realiza 300 cirurgias de catarata
Secom/Gidelzo Silva

Com o objetivo de combater a cegueira, atendendo a uma demanda extremamente reprimida, a Secretaria de Saúde de Ilhéus promoveu, de 22 a 26 deste mês, um Mutirão de Cirurgias de Catarata. Na sua grande maioria, o público alvo foi formado por pessoas com idade a partir dos 60 anos, acuidade visual inferior a 0.4 e residentes em Ilhéus e em municípios pactuados para serviços de saúde. O processo de triagem, que incluiu a realização de consultas e exames, aconteceu no período de 8 a 19 de agosto.

As cirurgias foram realizadas no Centro de Olhos Especializados (Cenoe), na avenida Soares Lopes, 1.724, no Hospital de Olhos, situado na rua Visconde de Mauá, 128, e na Clínica de Olhos Eusínio Lavigne (Elclin), sediada na praça Coronel Pessoa, 17, centro da cidade.

O prefeito em exercício de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá), visitou nesta sexta-feira, 26, as dependências do Cenoe, que desde as primeiras horas da manhã já recebia dezenas pacientes com indicação de cirurgia. “É uma grande alegria conversar com pessoas que, por meio deste mutirão de combate à catarata, estão recebendo o tratamento  adequado, que, sem dúvida, evitará uma eventual cegueira”, disse.

Cirurgias - Antônio Ocké, secretário de Saúde, informa que o Município custeou a realização de 300 cirurgias de catarata, sendo que cada clínica credenciada ficou responsável por 100 procedimentos. Segundo ele, visando reduzir ainda mais a atual demanda reprimida de Ilhéus e das cidades pactuadas, a proposta do governo municipal é promover mais 300 operações no próximo mês de setembro.

O titular da Sesau de Ilhéus explica que o cadastramento dos pacientes foi realizado pelas clínicas participantes do mutirão. “Depois que as clínicas efetuaram a triagem, processo que abrangeu a realização de consultas e exames pré-operatórios, as pessoas com indicação de cirurgia foram encaminhadas para a Central de Regulação da Secretaria de Saúde com o objetivo de obter a devida autorização”, salienta.

Procedimentos – O oftalmologista Antônio Nogueira, diretor-presidente do Cenoe, esclarece que o tratamento da catarata inclui uma consulta preliminar. “Na sequência, essas pessoas, que possuem geralmente mais de 60 anos, são submetidas a exames específicos, como fundo de olho, análise do endotélio da córnea e avaliação da lente que será implantada. Se não houver nenhuma contraindicação, e considerando também exames complementares como os de sangue, o paciente é encaminhado para a cirurgia, que dura em torno de 6 a 10 minutos. Cerca de 30 dias depois, o paciente inicia os procedimentos relativos ao segundo olho. Só a partir daí, é que ocorre a prescrição dos óculos”.

Após reafirmar que a catarata é a maior causa de cegueira reversível do mundo, uma vez que acomete uma a cada duas pessoas que ficam cegas, Antônio Nogueira conceitua a doença: “a catarata é um processo natural que atinge uma lente chamada cristalino que os seres humanos possuem dentro do olho. Normalmente a partir dos 60 anos, essa lente começa a perder a transparência e, com isso, vai ficando opaca. Após a realização dos exames, inclusive cardiológicos, a cirurgia consiste na retirada da lente natural e na implantação de uma lente intraocular”.

Elogio – Ao aguardar sua entrada no centro cirúrgico do Cenoe, o auxiliar de pedreiro José Raimundo Oliveira de Jesus, de 58 anos, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Ilhéus. Diagnosticado com catarata, José Raimundo declarou que ações como essa trazem benefícios de grande relevância para a população. “É um alívio poder fazer uma operação como essa e, principalmente, em uma clínica avançada”, comentou.