Palestra ensina como ter sucesso nos empreendimentos de gastronomia‏

Paulinho Martins
Google

Ao mudar-se para o Sul da Bahia há 13 anos, o chef paulista, Paulinho Martins, veio comandar a equipe de gastronomia de um resort cinco estrelas, em Itacaré, onde atuou durante quatro anos. Depois desse período, decidiu criar novas raízes na região que o acolheu e iniciou um trabalho de consultoria em hotelaria, para apresentar soluções em gastronomia. Há um ano o chef abriu o próprio restaurante em Ilhéus, o Armazém 1173, onde põe em prática as dicas que ensina a outros empresários.

Pela experiência na área, Martins foi convidado pelo Sebrae para falar sobre “Gastronomia e Empreendedorismo - de chef a empresário”, no Seminário Inovaturismo, nos dias 10 e 11 de agosto, em Ilhéus, no Hotel Praia do Sol. “Para ter sucesso, os empreendedores da gastronomia precisam ter uma formação sólida, teórica e prática, para entender todo o método de produção do negócio, além de capacidade de planejamento e gestão, investir em inovação e práticas sustentáveis e, claro, ter criatividade”, aconselhou o chef, que já atendeu mais de 30 empresas, entre grandes e médios hotéis e restaurantes, na Bahia e em outros estados, como São Paulo e Sergipe.

Dirigido a empresários da cadeia produtiva do Turismo do Sul da Bahia, o seminário discutiu os impactos da inovação e sustentabilidade nos resultados dos empreendimentos do setor. O evento gratuito teve a presença de caravanas de municípios vizinhos a Ilhéus, como Una, Canavieiras, Itacaré e Serra Grande. Este último foi também representado pela turma de alunos da Oficina de Gastronomia.

A gestora do projeto de Turismo do Sebrae, Fabíola Paes Leme, afirmou que ações de inovação e sustentabilidade são um fator diferencial em um mercado cada vez mais competitivo. “Entender como essas ações podem ser aplicadas, na prática, é o objetivo do evento que sensibiliza o empresário, ajudando-o a melhorar o desempenho de seu negócio”, disse.

Foi esta a motivação da proprietária do Hotel Terras do Sem Fim, localizado em Ilhéus, Eloína Diniz, para participar do seminário. “Eu vim em busca de mais informações para aprender práticas que possam ser adequadas ao meu negócio”, explicou.

Rodada de negóciosAlém das palestras, o evento realizou rodadas de negócios com empresários da cadeia produtiva do Turismo, unindo, na posição de vendedores, os produtores de chocolate do projeto do Sebrae de Derivados de Cacau e, como compradores, os empresários de hotelaria e donos de bares e restaurantes.

A oportunidade foi um momento de bons negócios para o empreendedor de Ilhéus, Carlos André Sandes, da marca Sabor do Cacau, produtor de 33 sabores de trufas, além de licores cremosos, barrinhas de chocolate com formato de cacau e 10 sabores de brigadeiro. “Estamos lançando aqui um novo produto, o licor trufado em sabores diversos que podem ser encomendados segundo o gosto do cliente”, contou o empresário.

Interessada na novidade, a gerente administrativa do Resort Canabrava, também em Ilhéus, Kelly Souza, pensa na possibilidade de incorporar o licor aos kits de trufas de cupuaçu e nibs de cacau (amêndoa triturada), que o hotel já compra do empreendedor. “A cada mês encomendamos 300 trufas da marca Sabor do Cacau como presente para hóspedes especiais e casais em lua de mel. Agora vamos incorporar um licor trufado em cada kit”, afirmou a gerente.

Mais informações sobre eventos e capacitações do Sebrae podem ser obtidas no ponto de atendimento do Sebrae em Itabuna, localizado na Rua Paulino Vieira, nº 175, Edifício Lizete Mendonça, Centro, ou no telefone (73) 3613-9734. O empresário também pode procurar o Sebrae Ilhéus, que fica na Praça José Marcelino, nº 100, Centro, ou pelo telefone (73) 3634-4068.