Ilhéus confirmada na próxima temporada de transatlânticos‏

Navios chegam ao porto de Ilhéus a partir de novembro
Secom/Gidelzo Silva

A temporada de transatlânticos 2016/2017 começa em novembro deste ano e vai até março seguinte, mas vai contar com menos navios nos mares brasileiros. Fora as capitais, Ilhéus é uma das poucas cidades do interior que recebe os turistas dos transatlânticos. Segundo números da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), das sete embarcações que transportaram 597 mil passageiros no último verão, somente quatro vão operar nos próximos meses.

Os transatlânticos serão o Costa Fascinosa, Costa Pacifica, MSC Musica, MSC Orchestra, MSC Preziosa, Norwegian Sun e Pullmantur Sovereign. Na última temporada, os navios trouxeram cerca de 90 mil turistas a Ilhéus. O prefeito em exercício, Carlos Machado, disse que a cidade se alegra com a presença desses visitantes, o comércio e o setor de serviços, mesmo que eles só fiquem aqui durante o dia. “Além de ser importante para o turismo, os navios também fortalecem o Porto de Ilhéus”, acrescenta o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Josenaldo Cerqueira, a permanência de Ilhéus no roteiro dos cruzeiros se deve ao permanente esforço dos empresários do setor e da administração municipal nas negociações com as agências. “Nós procuramos qualificar e valorizar o potencial de nossa cidade e região para mantê-los sempre entre nós”, disse.

A duração de cada viagem é de, no mínimo, três, podendo chegar a 20 noites pelo mar. As embarcações navegarão por 13 destinos no Brasil, dois a menos em relação à época anterior. Além de Ilhéus, os cruzeiros vão passar por Ilhabela, Santos (SP), Rio de Janeiro, Búzios, Ilha Grande, Angra dos Reis, Cabo Frio (RJ), Porto Belo, Salvador, Fortaleza e Maceió.

Para o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus, Marco Lessa, “o incremento econômico gerado pelo turismo de cruzeiros é fundamental, mesmo não havendo ocupação hoteleira. Movimenta a cadeia do turismo, injeta recursos diretos, e muitos visitantes que passam apenas um dia, voltam, encantados com nossa história, belezas naturais, fazendas, arquitetura e chocolate”.