Pós-graduação qualifica produção de chocolate

Na pós-graduação em Gestão de Negócios em Cacau e Chocolate, o produtor João Tavares sempre socializa seus conhecimentos com os colegas
Ascom

A implantação do curso de pós-graduação em Gestão de Negócios em Cacau e Chocolate - o segundo do país nesse segmento, oferecido na Faculdade de Ilhéus, acompanha o bom momento da produção de chocolate de origem no município e na região Sul da Bahia. A primeira turma vai concluir o curso em outubro do ano que vem. Um dos participantes, o produtor de cacau João Dias Tavares Bisneto, que produz amêndoas selecionadas para o chocolate fino, foi entrevistado pela jornalista Fátima Bernardes, no programa matinal “Encontro”, da Rede Globo de Televisão, na última quinta-feira, quando falou sobre o incremento da produção de chocolate de origem na região do cacau.

Em 2010, João Tavares recebeu o prêmio cacau de excelência “Cocoa of Excellence”, América do Sul, no Salon du Chocolat de Paris, repetindo o feito em 2011, tornando-se único no mundo a conquistar esse premio por duas vezes consecutivas. Ele também é fornecedor de amêndoas para as empresas brasileiras de chocolate, Harald, Amma e a Nugali, que acaba de ganhar uma medalha de prata, categoria chocolate em barra intenso, em um concurso promovido pelo International Chocolate Awards, em Detroit, nos Estados Unidos, entre participantes das Américas e da Ásia. Nugali é o primeiro chocolate brasileiro, feito com amêndoas brasileiras, a conquistar medalha no prestigiadíssimo concurso, com o tablete intenso Serra do Conduru (80% cacau).

Tavares participou do módulo do curso realizado nos últimos dias 29 e 30 de julho, com o professor Pedro Pio Campregher Augusto, do ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos do governo do estado de São Paulo. Ele disse que a qualificação é extremamente necessária para se aproveitar essas possibilidades. “Nosso trabalho tem que ser diferenciado, com alta qualidade, e o nível acadêmico é ferramenta indispensável para requalificação em toda a cadeia produtiva”, declarou, referindo-se à importância da iniciativa de instalação do curso de pós-graduação em Gestão de Negócios em Cacau e Chocolate oferecido na Faculdade de Ilhéus.

Na opinião de João Tavares, com conhecimento, assistência técnica e mais apoio do governo, muitos produtores podem passar a ser chocolateiros, com produto de qualidade, prática de higiene e eficiente gestão de negócios. Ele também destacou o trabalho que está sendo desenvolvido na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e disse que os governos, de modo geral, têm que entender o processo que está acontecendo na região Sul da Bahia, após o advento da vassoura de bruxa, e conceder mais apoio através de linhas de crédito subsidiadas e outras ações.

Processamento – O professor Pedro Pio ministrou um módulo de aulas teóricas sobre a aplicação de tecnologias no setor de derivados de chocolate, na semana passada. Nos próximos dias 18 e 19 de agosto, ele retorna para as aulas práticas que serão aplicadas no laboratório da Escola Chocolate da Floresta, do Instituto Cabruca, parceiro da Faculdade de Ilhéus na implantação do curso de pós-graduação.

Pio vê agora um momento muito importante para o chocolate, que volta a ser valorizado depois de muito tempo destinado a um produto de commodities. “Isso é muito importante, o trabalho nas fazendas, as etapas de processamento da amêndoa. Assim, a qualidade do cacau está voltando e ganha oportunidade de atingir um patamar mais elevado”, acrescenta. O professor afirma que a formação tecnológica na prática, “de como lidar com essas amêndoas, é uma iniciativa fundamental, pois existe matéria prima de alta qualidade, e a qualificação de profissionais elevam o nosso potencial para a produção de chocolate de padrão internacional.”

Ele lembra que por muito tempo a produção de chocolate no país ficou limitada às grandes empresas. “Agora, a produção por artesãos chocolateiros, que dominam todas as etapas, inclusive do plantio, da torra, do descascar, refino, moagem e prensagem, toda a cultura, faz com que o mercado fique menos segmentado. Então, é perceptível que os consumidores têm se educado cada vez mais em diversos gêneros alimentícios e, especialmente, em relação ao chocolate”, enfatiza Pedro Pio.