Professor da FMT recebe Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional‏

Thiago Cavalcante de Souza comemora com estudantes
Ascom

O mestre e economista pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Thiago Cavalcante de Souza, professor nos cursos de graduação de Administração e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Madre Thais (FMT), foi agraciado com o 2º lugar no XX Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional, na categoria Dissertação de Mestrado.

“A dinâmica e os efeitos de transbordamento da economia criativa do Nordeste do Brasil” é o titulo da pesquisa orientada pela Profa/Dra. Zina Angélica Cáceres Benavides e co-orientadora pela Profa/Dra. Mônica de Moura Pires, e defendida, em 2015, no Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Políticas Públicas, da UESC.

A pesquisa aborda a economia criativa, enquanto estratégia de desenvolvimento regional para o nordeste brasileiro. Foram analisados os padrões de distribuição e concentração espacial das atividades econômicas que integram a chamada economia criativa, formada por setores em que a criatividade e a inovação representam o principal insumo produtivo.

Os resultados apontaram que os macros setores criativos da região Nordeste crescem em uma velocidade superior a taxa de crescimento do emprego brasileiro, identificando a relevância dos sistemas locais de criatividade (SLC), para desenvolvimento regional, além de apontar alternativas de políticas públicas para a geração de emprego e renda através dos SCL.

A cerimônia de premiação ocorreu durante o XXII Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento e XXI Encontro Regional de Economia (ANPEC Nordeste), realizados nos dias 07 e 08 de julho de 2016, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, Ceará.

O Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional tem como objetivo estimular a pesquisa no campo da ciência econômica pura e aplicada, segundo a perspectiva regional, além de difundir esses temas junto à comunidade acadêmica brasileira e à sociedade em geral, reconhecendo trabalhos inéditos que ressaltem o aspecto regional. Trata-se de uma das principais honrarias concedidas aos pesquisadores da área de economia, no Nordeste.

"Este prêmio vem ratificar e fortalecer a preocupação que temos com a qualidade dos nossos serviços ao formar um quadro de docentes comprometidos com o ensino, com a pesquisa e com a extensão universitária, relata a Profa/Ms. Elba Karla, coordenadora dos cursos de Administração e Tecnólogo em Recursos Humanos da Faculdade Madre Thaís.

É o segundo prêmio que o autor recebe por sua dissertação, que em 2015 foi agraciada com moção de congratulação conferida pela Câmara de Vereadores de Itabuna, destacado sua contribuição científica para o fortalecimento das estruturas produtivas da região Nordeste.