Secretaria Itinerante ouve demandas de comunidades escolares

Paulo Moreira
Secom/Gidelzo Silva

O projeto “Secretaria Itinerante”, que tem a proposta central de agilizar a solução de diversos problemas que repercutem no dia a dia da rede municipal de ensino, principalmente nas unidades interioranas, já beneficiou escolas de várias localidades da zona rural de Ilhéus.  De acordo com o secretário de Educação, Paulo Moreira, nas últimas semanas, as equipes da Seduc visitaram, entre outras, escolas situadas em Inema, Pimenteira, Aritaguá, Vila Olímpio, Couto, Banco Central e Santo Antônio.

Ele explica que as equipes são formadas por profissionais responsáveis por áreas diversas, como a pedagógica, a de alimentação, a de transporte e a de melhorias na estrutura física. “Durante as reuniões, que acontecem no contraturno das escolas e envolvem diretores, supervisores e professores, tentamos resolver ou dar encaminhamento a todos os problemas capazes de prejudicar o bom andamento das atividades educacionais. Além de deliberar sobre inúmeras questões com maior rapidez, também evitamos que, a cada dificuldade, diretores, supervisores e professores precisem se deslocar até a Seduc, instalada na avenida Soares Lopes”, enfatiza, lembrando a distância significativa de alguns distritos, vilas e povoados para a sede do município.

Ainda segundo Moreira, a estratégia tem permitido a resolução rápida de uma série de dificuldades rotineiras, como as ligadas à carga horária de professores, à manutenção de equipamentos de informática, a problemas vinculados ao transporte e à realização de melhorias físicas. “Evidentemente que nós não realizamos, de forma direta, algumas intervenções. Diante da necessidade, por exemplo, de uma pequena reforma na unidade, realizamos o levantamento e encaminhamos o relatório para a pasta competente, que, neste caso, é a Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito”, completa.

O titular da Seduc adianta que, para fortalecer ainda mais o Projeto “Secretaria Itinerante”, bem como o avanço da educação no município, o governo ilheense, em parceria com o Sebrae, oferecerá um curso de gestão para os diretores escolares. “A ideia é conscientizar os nossos gestores de que a escola deve ser gerida com profissionalismo”, esclarece.

Vínculo familiar – Outro projeto que vem sendo tocado pela Secretaria de Educação de Ilhéus tem o objetivo de fortalecer o vínculo das famílias com as escolas. De acordo com Paulo Moreira, a iniciativa já se encontra presente em algumas unidades localizadas na zona rural do município, como Inema, Aritaguá, Pimenteira e Sambaituba.

“Entendemos que esta é uma ação de grande importância para o aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem. Por isso, a nossa plataforma de trabalho contempla um esforço considerável voltado para um maior envolvimento dos pais no dia a dia de seus filhos”, diz. Para isso, são realizadas reuniões nas escolas e desenvolvidas atividades fora das salas de aula, como oficinas e palestras. Essas ações têm a proposta de discutir com a comunidade externa propostas que estabeleçam um processo conjunto de aprendizado, caracterizado pela troca de experiências entre alunos, professores e sociedade em geral.