MEC recredencia Faculdade Madre Thaís‏

Sede da Faculdade Madre Thais
Ascom/Jonildo Glória

A Faculdade Madre Thaís (FMT) foi avaliada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), para o seu processo de recredenciamento institucional. A Portaria n° 755, assinada pelo Ministro da Educação, Mendonça Filho, de 20 de julho, foi publicada na pagina 55 da edição, de nº139, do Diário Oficial da União (DOU).

"Fomos recredenciados pelo histórico de qualidade de ensino,visto pelas notas do MEC. Reflete o empenho de cada um dos professores, coordenadores da instituição," comemorou Isidoro Gesteira, presidente da Sociedade Educacional Sul Bahiana, entidade mantenedora da FMT. Na página 58, da mesma edição do DOU, foi publicada a homologação do parecer n° 469/2015, da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação, "favorável ao recredenciamento da Faculdade Madre Thaís, com sede na Avenida Itabuna, no 1.491, no município de Ilhéus,Bahia, pelo prazo de cinco anos, fixado pela Portaria Normativa no 2, de 4 de janeiro de 2016, observado o disposto no art. 4º da Lei no 10.870, de 19 de maio de 2004, bem como o art. 10, § 7º, do Decreto no 5.773, de 9 de 2006, conforme consta do processo e-MEC no 201108067."

 “O recredenciamento significa que alcançamos ótimo desempenho, considerando-se os aspectos: ensino, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição, corpo docente e formação do egresso”, explica a diretora Acadêmica da FMT, professora/mestra Taitiana Barcelos.

A avaliação levou em conta diversos quesitos, dentre eles os ligados ao planejamento, desenvolvimento institucional, missão, políticas acadêmicas e de gestão, infraestrutura, sustentabilidade, comunicação com a sociedade, atendimento, responsabilidade social, e avaliação externa com a maioria dos cursos alcançando conceito numa escala que vai de 1 a 5. Todos resultantes de indicadores de qualidade propostos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que são utilizados pelas instituições de ensino superior (ies) para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social.

Para o diretor geral da FMT, Eusínio Lavigne, "com a conquista, o compromisso assumido pela FMT é analisar todos os itens avaliados e melhorar cada vez mais. Todas as instituições que obtêm conceitos 4 e 5 têm como meta mantê-los ou melhorá-los. A Faculdade Madre Thaís não é diferente."

"Neste momento de comemorações, de congratulações todos os docentes, coordenadores de Cursos, discentes e ao colaboradores em geral,  o que nos parece muito importante é a análise de cada item avaliado, que apontam as potencialidades e as fragilidades da instituição. O que pode ser melhorado, o faremos, o que está ótimo, pode ser excelente e o que está excelente, pode ser fortalecido. A avaliação é uma ação permanente entre todos nós da FMT, nesta terça-feira(26), até quinta(28) realizaremos, no auditório Dr. Cid Gesteira,  o encontro pedagógico, da instituição. Isso nos faz crescer, renovar, repensar práticas e buscar novos caminhos”, ressalta a professora Tatiana Barcelos.

AvaliaçãoAtos de recredenciamento institucional são autorizativos para o funcionamento das instituições de educação superior. A obtenção de resultado satisfatório nesse processo é condição obrigatória para a manutenção da autonomia e da oferta de ensino superior nas instituições.