Governador projeta inauguração do Hospital do Cacau para 2017

Obras adiantadas
GOVBa

O Hospital Regional da Costa do Cacau, em construção no município de Ilhéus, no litoral sul da Bahia, deve ser entregue no início de 2017. A informação foi dada pelo governador Rui Costa, na manhã desta sexta-feira (22), durante visita ao canteiro de obras, que emprega 280 trabalhadores. No evento, ele esteve acompanhado pelos secretários Fábio Villas-Boas (Saúde) e Josias Gomes (Serin), entre outras autoridades.

"Essa é uma obra grande. Só na construção, estamos falando de quase R$ 80 milhões, mais os equipamentos que vamos comprar aqui. Estamos dobrando a capacidade de atendimento hospitalar nesta região e, portanto, no início do ano que vem a região ganha um novo hospital, moderno, que terá ortopedia, cardiologia e 30 leitos de UTI na primeira etapa. Daremos dignidade às pessoas que moram nessa região, além de qualificar e melhorar muito o atendimento às pessoas", afirmou o governador.

Ainda segundo Rui Costa, a gestão do Hospital Geral Luiz Viana Filho, localizado na mesma cidade, ficará sob a responsabilidade da Prefeitura e a ideia é que a unidade se torne um hospital municipal materno-infantil.

“Esperamos que no início do ano que vem possamos estar com o Hospital Regional da Costa do Cacau funcionando e também possamos iniciar a reforma e requalificação do Hospital Luiz Viana, para que ele vire maternidade e hospital de criança".Na oportunidade, o governador também falou sobre a implantação da policlínica regional de saúde no município. "O próximo passo na área da saúde, aqui, é a instalação da policlínica regional. Quatro delas já estão em construção nas regiões de Teixeira de Freitas, Guanambi, Irecê, e Jequié. Em Ilhéus também está prevista uma. Estamos estruturando todo o sistema de saúde e chegaremos ao final da nossa gestão com a saúde qualificada e o atendimento digno, um dos melhores do país para população", destacou o governador.

Também nesta sexta-feira, Rui visita às obras de construção da Barragem do Rio Colônia, no município de Itapé e participa do 8º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que acontece no Centro de Convenções da Ilhéus, onde autoriza o lançamento do edital de licitação para duplicação da BR-415, no trecho de 18 quilômetros que liga Ilhéus e Itabuna. Na ocasião também será autorizada a celebração de quatro convênios no âmbito do Programa Bahia Produtiva, nas áreas de bovinocultura, socioambiental, e pesca.