Inclusão produtiva dos pequenos negócios dinamiza economia do Sul da Bahia‏

Mais economia sendo gerada
Imagem meramente ilustrativa

Com uma bagagem significativa de conquistas na inclusão produtiva dos pequenos negócios, o município de Ilhéus, no Sul da Bahia, foi case de sucesso no evento promovido este mês, em Brasília, pelo Sebrae e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dados do governo revelam que o município já realiza 79% de suas compras públicas em pequenas empresas, além de ter um dos balcões do empreendedor mais consolidados do estado, atuando ativamente na aplicação da Lei Geral. As ações garantiram ao prefeito da cidade, Jabes Ribeiro, a vitória na etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor 2016.

O case de Ilhéus é inspirador para os outros municípios que integram o grupo beneficiado pelo Programa de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET), no Território Litoral Sul: Camacan, Canavieiras, Coaraci, Itabuna, Itacaré, Itajú do Colônia, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, Ubaitaba, Una e Uruçuca. O programa será executado até 2017. O objetivo é dinamizar a economia através do desenvolvimento dos pequenos negócios e a transformação da realidade local. O público alvo é formado por microempreendedores individuais (MEI), microempresa (ME), produtores rurais e potenciais empreendedores e/ou empresários. 

“Para a composição do trabalho realizamos o levantamento das informações socioeconômicas dos municípios do território e estamos trabalhando muito para incentivar as compras públicas na área da merenda escolar”, destaca o gestor do projeto do Sebrae Ilhéus, Eduardo Andrade.

Na prática, o DET atua ofertando um conjunto de projetos e soluções Sebrae para beneficiar os empresários dos municípios atendidos, em uma rede de cooperação, qualificação e articulação com instituições públicas e privadas para fomentar o desenvolvimento focado em gestão, inovação, acesso a mercados e serviços financeiros.

Entre os resultados esperados estão o desenvolvimento e fortalecimento das atividades produtivas locais, geradoras de emprego e renda; promoção da educação e a cultura empreendedora; fomento de um ambiente favorável aos pequenos negócios, por meio da Lei Geral (implementar ou potencializar sua aplicação); aumento da competitividade das empresas no território e a diminuição da informalidade na região.