Seminário sobre e-commerce incentiva salto para ambiente virtual‏

Em busca de bons negócios pela internet
Arquivo/Imagem meramente ilustrativa

Ao participar de uma oficina sobre comércio eletrônico, o empresário Alexandre Augusto Chaves, proprietário de uma empresa de representações de móveis para escritórios, em Itabuna, tinha em mente uma nova meta, além da atualização de conhecimentos. “Hoje, coloco tudo o que faço nas redes sociais, mas agora estou pensando em abrir um e-commerce”, contou.

O empresário foi um dos 178 participantes do Ciclo MPE.Net, realizado em Itabuna, no dia 7 de julho, de 8h40 às 18h, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Na programação do encontro, uma série de seminários buscou ensinar as regras do e-commerce para que empresários aprendam a planejar, executar e manter uma loja virtual.

“O evento foi importante pelo número expressivo de participantes, porque essa é uma grande oportunidade a ser explorada. Alguns empresários que investiam apenas em redes sociais, a partir do seminário estão determinados a investir no comércio eletrônico”, destacou o gerente adjunto do Sebrae Ilhéus, Michel Lima.

Este é também o caso do assistente social Thiago Lucas Lavander, de 29 anos, empreendedor que divulga nas redes sociais os convites e outros artigos personalizados que produz. “As palestras foram muito esclarecedoras, com exemplos atuais e interessantes que posso aplicar no meu negócio. Estou pesquisando muito antes de abrir uma loja virtual”, afirmou.

A programação incluiu oito seminários, com duração de 45 minutos cada, com os temas: Planejando uma loja virtual de sucesso; Logística do comércio eletrônico; Como escolher a plataforma ideal para o seu e-commerce; Como aumentar a chance de conseguir crédito para investir no seu negócio; A importância dos meios de pagamento para o seu e-commerce; O que é e como usar as estratégias de omnichannel; Utilizando o marketing digital para atrair e reter clientes; e Os benefícios de fazer parte do Movimento e-MPE.

Além das palestras, também houve a apresentação de cases de sucesso para que os empresários pudessem ter uma visão integral do e-commerce, conhecendo também as experiências de quem já vive a prática desse segmento.

O Ciclo MPE.net é realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), em ação conjunta com Sebrae, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Correios e Governo Federal. “Este é o segundo ano consecutivo que a camara-e.net realiza o Ciclo MPE em Itabuna e novamente a cidade nos surpreendeu com um público bastante interessado em conhecer os pilares do e-commerce, segmento que só cresce no Brasil e ajuda a fomentar a economia brasileira”, declarou o secretário executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Fernando Ricci.

A cada ano o Ciclo MPE.net passa por 20 cidades brasileiras. Desde sua primeira edição, em 2003, o evento já capacitou cerca de 66 mil pessoas.

Mais informações sobre capacitações do Sebrae podem ser obtidas no Ponto de Atendimento do Sebrae em Itabuna, localizado na Rua Paulino Vieira, nº 175, Edifício Lizete Mendonça, Centro, ou no telefone (73) 3613-9734, e no Sebrae Ilhéus, que fica na Praça José Marcelino, nº 100, Centro, ou por meio do telefone (73) 3634-4068.