Cras e Caps resgatam a tradição das festas juninas

Festa e integração
Ascom/Wagnevilton Ferreira

Resgatar a tradição e alegria das festas juninas. Esta é a proposta da Prefeitura de Canavieiras, que está promovendo algumas atividades durante todo o mês para celebrar São João. Nesta quarta-feira (21), as secretarias da Assistência Social e Saúde de Canavieiras realizaram as festas juninas do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e do Centro de Assistência Psicossocial (Caps), respectivamente.

Os eventos contaram com a participação maciça dos pacientes e seus familiares, além dos funcionários das secretarias. “Fazemos questão da participação da família, dos profissionais, e da comunidade de um modo geral, no sentido de promover uma inserção social em todos os sentidos”, disse a Secretária da Assistência Social, Vanessa Leite.

O Arraiá do Cras começou às 14 horas, na sede da Secretaria da Assistência Social. Os pacientes e seus familiares que chegavam ao local ao chegarem ao local, eram recepcionados pelos funcionários caracterizados com trajes caipiras. A programação reuniu cerca de 250 pessoas contou com som ao vivo, comidas típicas, pescaria, sorteio de balaio e de brindes.

Após eleitos o Rei e Rainha do Milho, Sara Dias Assis e Levy Samuel Cruz, as crianças e adolescentes usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras formaram uma animada quadrilha, sob o comando dos noivos caipiras, o professor de dança Joadson e a psicóloga Cláudia Belém.

Segundo o professor Joadson, da Oficina de Dança do SCFV, os participantes mostraram muito entusiamo desde os ensaios, que aconteceram no decorrer da semana. “O objetivo dessa oficina é fortalecer a interação entre crianças do mesmo ciclo etário e o desenvolvimento de relações de afetividade. As quadrilhas juninas têm muito a contribuir nesse sentido, além de preservar uma parte tão bonita da nossa cultura”, disse Joadson.

CAPS - E a festa junina do Caps não ficou atrás no quesito animação e integração. Com a abertura realizada pela quadrilha Mais Amor, o “arraiá do Caps” teve início com uma apresentação teatral, onde os pacientes encenaram um casamento na roça. “Eles se envolveram na montagem da peça, na ornamentação da festa, em cada detalhe do evento”, informa  a psicóloga do Centro, Cláudia Santos.

Segundo a psicóloga, esses momentos são de extremo valor para os pacientes, pois proporcionam integração e reinserção social, um dos principais objetivos do Caps. “Além de garantir o direito dos pacientes à qualidade de vida e possibilidade de exercer sua cidadania, nós buscamos olhar o nosso usuário em suas múltiplas dimensões, com seus desejos, anseios, valores e escolhas e sabemos o quanto melhora a autoestima dessas pessoas poder participar de uma festa que é tradicional na nossa região, sentirem-se incluídos na realidade em que estão inseridos”, afirma Cláudia.

A equipe técnica do Caps de Canavieiras é composta pelo psiquiatra André Luís, a psicóloga Cláudia Santos, o coordenador de enfermagem Edval Júnior, a assistente social Zenaide Carvalho e o educador físico Juliano Fraga, além dos técnicos de enfermagem, atendendo a uma média de 50 pacientes. Além dos pacientes, a equipe trabalha com as famílias, no sentido promover uma inserção social nos dois sentidos.