Biblioteca Municipal de Ilhéus recebe a exposição ´Pátria Amada, Brasil´

O artista Gildazio expõe novas obras na biblioteca municipal de Ilhéus
Divulgação

A Biblioteca Municipal Adonias Filho, localizada na Praça Castro Alves, recebe, na próxima quarta-feira, dia 22, o coquetel de abertura da exposição “Pátria Amada, Brasil” do artista plástico Gildásio Rodriguez, mais conhecido como “Gil dos Índios”. As obras ficarão disponíveis para visitação gratuita do dia 23 de junho até 6 de julho. A iniciativa conta com apoio da Secretaria de Cultura (Secult) de Ilhéus.

Com um estilo próprio, ao retratar as mais variadas etnias indígenas, Gildásio Rodriguez apresenta a exposição “Pátria Amada, Brasil”, que traz obras em óleo sem tela, com 100x100. A exposição conta a história da colonização do País através da ótica indígena, na qual o artista busca expor o sofrimento de quem teve suas terras usurpadas, mas que ainda assim tentam manter sua cultura preservada.

Da cidade de Alagoinhas, Gildásio Rodriguez começou a desenhar personagens em quadrinhos aos oito anos, logo depois desenvolveu mais apreço pela arte e passou a pintar temas como paisagens, animais, personagens da História do Brasil, negros e índios. “Comecei pintar a figura indígena em 1998, “depois de estudar a história dos irmãos Villas-Boas, Orlando, Cláudio e Leonardo, vanguardistas da expedição Alto Xingu”, conta Gildásio.

O artista já teve apoio da Secult Ilhéus em outras oportunidades, em exposições nos EUA e no Japão. Suas obras também já foram expostas em diversas ocasiões, seja individual ou coletivamente, no Brasil e em países da Europa. Sua última exposição, “Índios na Janela”, passou por Ilhéus, Porto Seguro e Salvador.