Secretaria da Educação e UFSB discutem fortalecimento da Educação Básica

Encontro de secretário e reitor definiu estratégias
GOVBa/Claudionor Junior

O secretário da Educação da Bahia, Walter Pinheiro, e o reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar de Almeida Filho, discutiram a ampliação da parceria entre as duas instituições, pela melhoria da Educação Básica na rede estadual. Entre os temas, destaque para as ações que envolvem os Colégios Universitários da UFSB, que funcionam em escolas estaduais, e dos Complexos Integrados de Educação da rede estadual, que funcionam com a co-gestão da Universidade nas cidades de Itabuna, Porto Seguro e Itamaraju.

Pinheiro avaliou positivamente a reunião, ocorrida nesta segunda-feira (20), na sede da Secretaria, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. “Este encontro tem o objetivo de trazer as universidades para dentro da Secretaria, no intuito de pensarmos juntos sobre projetos e soluções para o desenvolvimento de novas práticas que beneficiem a Educação Básica, Educação Profissional e o ensino superior”, disse.

Pinheiro destaca que a parceria com a UFSB, que originou os Colégios Universitários, que ofertam cinco licenciaturas nas cidades de Itabuna, Ibicaraí, Ilhéus, Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália, Itamaraju e Coaraci, e os Complexos Integrados, “pode ser adotada pelas outras nove universidades localizadas na Bahia, para que a Educação do Estado seja, cada vez mais, potencializada. Vamos nos reunir com os reitores das universidades federais e estaduais para apresentar esse conceito que se mostra bem sucedido”, afirma.

Outro assunto debatido foi a utilização da UFSB como pólo para a disseminação da Ciência e da Tecnologia nas regiões Sul e Extremo Sul do Estado. Com três campi, funcionamento de oito Colégios Universitários e gestão compartilhada com a Secretaria dos três Complexos Integrados de Educação, a UFSB se destaca por atuar em quatro áreas do conhecimento: Ciências, Humanidades, Saúde e Artes, e, também, pela utilização de dispositivos e ambientes virtuais de aprendizagem.

“A UFSB tem um papel importante na formação científica devido à sua expertise. Por isso, é fundamental a sua atuação nesta área, levando em conta a territorialidade, que engloba também povos indígenas e quilombolas. A Secretaria da Educação deve trabalhar para fortalecer essas ações”, acrescenta Pinheiro.

O reitor Naomar de Almeida Filho diz que esta parceria avança. “Com o secretário Walter Pinheiro retomamos uma pauta, que já estava bastante adiantada, de continuar a implantar e consolidar os Complexos Integrados de Educação, que visam requalificar a rede pública de Educação Básica a partir da presença da universidade. A forma de parceria dos Complexos é de co-gestão, onde ficamos responsáveis pela formação de professores, da gestão acadêmica e das questões curriculares e pedagógicas, enquanto a Secretaria fica com a gestão administrativa, de pessoal e infraestrutura”.

SBPC - Durante o encontro, o secretário foi convidado para a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Em parceria com a UFSB, o evento ocorre entre 1º e 9 de julho, nos campi de Teixeira de Freitas e Porto Seguro. Com o tema “Sustentabilidade, Tecnologias e Integração Social,” o evento busca difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento.