Especialista de Harvard ministra curso sobre chocolate e cacau na Bahia‏

Chocolate e cacau como alternativas econômicas
Ascom/Ana Lee

A antropóloga norte-americana doutora Carla Martin, professora da Universidade de Harvard, virá ao Brasil no próximo mês para ministrar, junto com o chocolatier Colin Gasko, um curso intensivo de avaliação de cacau e chocolate fino. Realizado entre os dias 21 e 23 de julho, o curso integra a programação da oitava edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia, em Ilhéus, Sul do estado.

Carla é também fundadora e diretora do Fine Cacao and Chocolate Institute, uma organização sem fins lucrativos dedicada a identificar, desenvolver e promover o cacau fino e o chocolate. Colin é proprietário da fábrica de chocolate artesanal Rogue Chocolatier, no estado de Massachusetts, e seu produto já recebeu diversos prêmios nos Estados Unidos, como o Good Food Awards. As inscrições para o curso serão feitas até o dia 21 de julho, através do emailcaioalves@chocolat.com.br. O valor do investimento é R$ 2.750 e as vagas são limitadas.

O 8° Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia acontece entre os dias 21 e 24 de julho no Centro de Convenções de Ilhéus. O evento é aberto ao público e reunirá mais de 50 expositores, sendo mais de 30 marcas de chocolates Premium do Sul da Bahia, como Amma, Mendoá, ChOr – Chocolate de Origem, Amado Cacau, Fazenda Sagarana, Maltez, Costa Negro, entre outras. A programação do evento inclui visitas a fazendas produtoras de cacau e fábricas de chocolate; oficinas tecnológicas gratuitas sobre produção de chocolate a partir da amêndoa; workshops de receitas à base de chocolate com renomados chefs do país; rodadas de negócios, palestras e debates com especialistas sobre o tema; espaço de recreação e minicursos de confeitaria para crianças; exposição de bolos confeitados e esculturas de chocolate, além de grandes atrações culturais nacionais.