Sindicacau dá início à campanha salarial

Sindicacau vem realizando mobilizações entre os trabalhadores
Ascom

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca (Sindicacau) iniciou, no último mês de março, a campanha salarial 2016, que visa negociar com as empresas benefícios a mais de mil trabalhadores. As negociações, de acordo com o presidente do Sindicacau, Luiz Fernandes, envolvem reajustes salariais, no ticket alimentação e também no piso da categoria.

A reposição salarial, afirma Fernandes, busca corrigir o que foi perdido nos vencimentos dos trabalhadores com a inflação do ano passado – que fechou o ano em 10,67%, e garantir ganhos reais, aumentando o poder de compra da categoria.

A pauta de reivindicação prevê reajuste igual para os funcionários das maiores empresas do ramo na região, a exemplo das moageiras, como a Joanes Orlan, Cargill e Barry Callebaut (unidades de Ilhéus e Itabuna), sendo 15% de reajuste salarial, fixação do piso em R$ 1330 e ticket alimentação de 860 reais.

O presidente Luiz Fernandes salienta, no entanto, que a primeira rodada de negociação, estabelecida com a Joanes Orlan, em maio, não foi bem sucedida. “A empresa ofereceu apenas 8% de reajuste, piso de 1180 reais, e 756 reais de ticket. Como era de se esperar, a proposta foi rejeitada pela categoria e aguardamos para sentar à mesa de novo”. As demais empresas, finaliza o sindicalista, ainda não agendaram data para negociar.