FMT destaca a importância do profissional de enfermagem

Professora e mestra Sara Oliveira, coordenadora do curso
Ascom

Os profissionais da enfermagem exercem um papel essencial para a sociedade. Eles funcionam como um elo entre o cuidado e a vida do paciente. Esse é um dos conceitos que norteiam o curso de Enfermagem da Faculdade Madre Thaís (FMT), em Ilhéus. Foi um dos motivos para que o dia 12 de maio, reconhecido mundialmente como o dia do enfermeiro, fosse refletido com palestras e atividades sobre as circunstâncias nas quais o profissional está inserido e relacionadas às necessidades fundamentais da sociedade.

"O enfermeiro atua muito próximo ao paciente. Ele cuida e acompanha todas as etapas do tratamento e isso representa uma atenção e um cuidado muito maior a vida," aponta a professora e mestra Sara Oliveira, coordenadora do curso. Nos dias 12, 13 e 14 de maio foi realizado, pela Faculdade Madre Thaís, o Simpósio Multidisciplinar em Saúde com a participação dos professores Alberto Kruschewsky, Dr. Osni Jacó da Silva, Renato Gonzaga e Dr. Arivan Gomes.

Ainda em comemoração ao Dia do Enfermeiro, o curso da FMT realizou palestra sobre "Transplantes: processo, doadores e transplantados" com a participação das Enfermeiras Anna Aragão, Silvana Batista, Adriana Malta, Luzimar, Patrícia Batier componentes da Organização de procura de Órgãos (OPS/SUL). A Enfermeira Ilka Santos responsável da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Transplante (CIHDOT), do Hospital Geral Luiz Vianna Filho relatou depoimentos de transplantados e em fila de espera para transplante de órgãos. "Fechamos o mês da Enfermagem com um brinde de esclarecimentos e orientações aos nossos alunos sobre a importância da doação de órgãos,"conclui a professora.