Novo Pronto Atendimento da Zona Sul já atendeu mais de 2.500 pessoas‏

Idosos, adultos e crianças com necessidades de atendimentos de urgência formam o público alvo do PA
Secom/Gidelzo Silva

O Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul, que entrou em funcionamento há menos de um mês, já atendeu cerca de 2 mil e 500 pessoas, a exemplo de idosos, adultos e crianças com necessidades de atendimentos de urgência. Na unidade, localizada à Rua 2, à margem da rodovia Ilhéus-Olivença, os pacientes são medicados e podem ficar até 12 horas em observação, sob os cuidados dos médicos e enfermeiros, que trabalham das 7 às 19h.

De acordo com a responsável pelo setor de Alta e Média Complexidades da Sesau, Fernanda Ludgero, a unidade oferece atendimento clínico de urgência com equipe formada por dois médicos ao dia e outros profissionais de saúde. “O prefeito Jabes Ribeiro conseguiu avançar para atender a população da zona sul, que tem cerca de 60 mil habitantes cobertos pelo serviço. Atualmente o Pronto Atendimento atende pessoas de todos os bairros de Ilhéus”.

Segundo o secretário Antonio Ocké, vale lembrar a importância dessa unidade para o aumento do acesso aos serviços médicos, sendo uma porta de entrada para toda a rede municipal de saúde, além de permitir desafogar as unidades hospitalares do município, como o Hospital Regional, no bairro Conquista. “A população tem elogiado muito a qualidade da unidade e a atenção da equipe tem sido motivo de satisfação de todos que procuraram pelo serviço. O novo espaço veio para desafogar os nossos que têm dificuldades em atender toda demanda do Sistema Único de Saúde (Sus)”.

Caso haja necessidade de transferência, o PA conta com ambulância de suporte avançado (UTI Móvel) que faz o transporte para os hospitais de Ilhéus. O espaço também é referência para o Samu, para onde podem ser levados pacientes com quadros clínicos agravados e pequenos traumas para atendimento.

O secretário Antonio Ocké informa ainda que o PA da Zona Sul conta com ambiente climatizado (ar condicionado em todas as áreas), quatro leitos de observação, salas de curativos e de pequenas cirurgias, dois consultórios médicos e sala para laboratório.