Educação Profissional oferece mais oportunidades para jovens e adultos‏

Oportunidade de vida
GOVBa

A escolha do nome do programa estadual, Educar para Transformar, não foi por acaso. A educação na Bahia vem mesmo transformando a realidade de milhares de jovens e também de adultos, como é o caso de Tadeu Cristiano, que conciliou o trabalho, onde vendia caldo de cana, com as aulas de um curso técnico oferecido pelo Governo do Estado, na Escola Anísio Teixeira, em Salvador.

Às vésperas de se formar em um dos cursos profissionalizantes, ele revela que tanta alegria dá até vontade de chorar. “Quando eu subir no palco para pegar meu diploma, vou dedicar a meu pai, a minha mãe e ao Governo. Transformei o caldo de cana em diploma. Hoje são quatro mil jovens se formando, tendo a mesma alegria que estou tendo. Pais de família, lutadores, é muita gente que não tinha oportunidade. Agora a gente tem que agarrar essa oportunidade que o Governo está dando para a gente”.

A mudança na vida de Tadeu foi contada em mais uma edição da série especial de vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom), sobre histórias e personagens que mostram o poder da transformação pela educação.

Educação ProfissionalNo primeiro semestre deste ano, o Governo está formando um total de 10.459 técnicos de nível médio, que concluíram os cursos em 2015. As formaturas são um marco para a vida dos jovens e trabalhadores que estão aptos a exercer suas profissões e ter uma inserção cidadã no mundo do trabalho. Desde 2010, mais de 55 mil estudantes já concluíram o curso técnico em toda o estado. A Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia é a segunda maior do país na oferta de cursos, entre as redes estaduais, atrás apenas do Estado de São Paulo.