Empresária de Itacaré conduz Tocha representando a força do empreendedorismo

Marly Brito na transferência da tocha
Secom/Hilquias Pereira

Marly Brito é uma empresária de sucesso. Simboliza a luta diária que milhares de empreendedores do sul da Bahia travam para consolidar o pequeno negócio. Proprietária do Café com Cacau, em Itacaré, ela produz mais de vinte itens feitos com cacau orgânico. Desde geleias, mel líquido, trufas, bolos, patês, milk shakes, chocolates quentes até o tradicional café com cacau. No último sábado, 21, ela deu um tempo no trabalho para realizar um grande e emocionante sonho: carregar a Tocha Olímpica pelas ruas de Ilhéus, no sul do estado.

Na solenidade de revezamento da tocha, a pequena empresária percorreu 200 metros ostentando o símbolo criado para estabelecer um elo entre os jogos da antiguidade e os jogos contemporâneos. A cada passo dado representando, particularmente, sua história e sua trajetória de luta e de muito trabalho. “O Sebrae tem sido meu parceiro permanente. Não sei o que seria de mim sem essa ajuda”, reconhece.

Os primeiros bombons de chocolate produzidos por Marly surgiram há pouco mais de 12 anos. Hoje fazem o maior sucesso, garantindo uma produção mensal de cinco mil unidades. As encomendas e o negócio não param de crescer e já atendem até ao mercado de pessoas, como ela mesma afirma, “Vips do Brasil”, como a jornalista Ana Paula Padrão, consumidora das suas trufas.

Marly faz um caminho inverso à grande maioria dos produtores de chocolates finos da região. Ela não é produtora. Essa condição, que poderia tornar-se um grande desafio, terminou por criar uma solução para a cadeia produtiva de pequenos agricultores da região, de quem compra a sua principal matéria-prima: o cacau. Eles tiveram que evoluir no processo de plantio e colheita dos frutos. Quanto mais selecionado o cacau, mais qualidade é definida no sabor dos seus derivados.

Derivados de CacauAtualmente, além da loja Café com Cacau, localizada no Km 07, à margem da BA 001, em Itacaré, ela integra o projeto do Sebrae, Indústria Setorial Ilhéus - Derivados de Cacau, e participa ativamente das ações promovidas. Dentre elas, estão a prospecção de novos mercados, exposições, workshops, missões comerciais, participação em festivais e salões do chocolate e rodadas de negócios com o setor supermercadista.

“O projeto beneficia 40 micro e pequenas empresas do Sul da Bahia com ações subsidiadas em até 80% para suporte de gestão, tecnologia e mercado”, explica o gestor do projeto, Eduardo Andrade.

A iniciativa ainda disponibiliza consultoria para registro de marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (IPI), consultoria em design para criação de marca e embalagem, consultoria em Plano de Negócios individual e ainda presta informações sobre constituição jurídica para aqueles que se interessarem em se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) e Micro e Pequena Empresa (MPE).

O empresário interessado em participar do projeto deve procurar o gestor Eduardo Andrade, no Ponto de Atendimento do Sebrae em Ilhéus, na Praça José Marcelino, 100, Centro, ou pelo telefone (73) 3634-4068.