Lidera Turismo entrega mapas estratégicos a municípios da Costa do Cacau‏

O foco é na sustentabilidade e ações de desenvolvimento local e regional
Arquivo/JBO/Mauricio Maron

Com foco na sustentabilidade e ações de desenvolvimento local e regional, o Programa Lidera Turismo na Costa do Cacau fez a apresentação do projeto final e entrega dos mapas estratégicos dos municípios de Ilhéus, Una e Itacaré. A entrega aconteceu na terça-feira, 17, das 8h30 às 10h30, no auditório do Hotel Opaba, na rodovia Ilhéus-Olivença.

“O Lidera é um marco para o recomeço necessário à implementação de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento sustentável do turismo”, destacou a gerente do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo, ao dar as boas-vindas aos participantes.

A programação do evento incluiu uma palestra com o consultor de projetos estratégicos da Fundação Barcelona Media, Richard Alves.  A instituição é um dos principais centros mundiais de inovação da comunicação, cultura e turismo.

“Nossa agenda interna estimula a parceria público-privada, essencial para o sucesso dos destinos turísticos. É necessária a geração de produtos inovadores para experiências diferenciadas aos turistas. Chegamos ao fim da jornada de aprendizagem e início da prática”, destacou o palestrante.

Os municípios beneficiados, por meio de comissões de representantes dos diversos setores, agora têm um ano para a execução de seus projetos e terão, inclusive, que captar recursos para tirar as ideias do papel.

Quarteirão Jorge Amado

Em Ilhéus, o projeto escolhido foi a revitalização do Quarteirão Jorge Amado, no centro do comércio local, atrativo turístico onde está sediada a casa em que o escritor passou a infância, parte da adolescência e começou a escrever seu primeiro livro “O País do Carnaval”, além de outros prédios históricos, como o Vesúvio, o Teatro Municipal e a Catedral de São Sebastião.

“Serão feitos o zoneamento da área, o estudo de fluxo turístico, paisagismo, sinalização, restauração do piso, mobiliário urbano e criação de áreas de convivência”, explicou um dos integrantes da comissão do Lidera Turismo em Ilhéus e consultor em gestão de negócios, Christiano Penna.