Semana do MEI lota salas de capacitação em Ilhéus e Itabuna‏

Michel Lima
Arquivo/JBO/Mauricio Maron

A procura por vagas de capacitação na oitava edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), de 2 a 7 de maio, resultou em salas cheias nos pontos de atendimento do Sebrae, em Ilhéus e Itabuna. O balanço das atividades mostra que as 300 vagas ofertadas tiveram taxa de ocupação de 100% em atividades como oficinas, palestras e seminários. Nas duas cidades não haverá programação no sábado, 7.

“O mais importante foi à participação efetiva dos empreendedores, interagindo com perguntas e participando das dinâmicas. Isso é fundamental para a aplicação dos conteúdos na prática de cada negócio como, por exemplo, a implantação de controles financeiros e planejamento”, avalia o diretor-adjunto do Sebrae Ilhéus, Michel Lima.

Na programação, os empreendedores tiveram acesso às oficinas Sebrae Empreendedor Individual (SEI) com temas como, vendas, planejamento, formação de preços, controle financeiro, compras e empreendedorismo. Além de buscar novos conhecimentos, eles também receberam apoio para preencher a Declaração Anual de Faturamento, conscientização sobre a redução da inadimplência e informações sobre a movimentação bancária com o acompanhamento da Receita Federal.

Em Itabuna, a Semana do MEI foi aberta com a inauguração de um novo espaço, a Sala do Empreendedor, que passou a funcionar na unidade local do Sinebahia, na Avenida Inácio Tosta Filho, s/n, Centro. A cerimônia teve a presença do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, que recentemente foi vencedor no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Desburocratização e Formalização.

A programação também incluiu a realização da Feira Criativa de Ilhéus, uma parceria do Sebrae com a Secretaria de Indústria e Comércio do Município de Ilhéus (Sedic), no Calçadão da Rua Jorge Amado, no Centro.

Capacitações acontecem até sábado (7)

A Semana do MEI acontece até este sábado, dia 7, com mais de 14 mil vagas gratuitas de capacitação em todo o estado, sendo mais de 4,5 mil apenas em Salvador, e oferta de diversos serviços para os empresários deixarem a empresa em dia. Somando capital e interior, a Semana realiza 274 capacitações diferentes. O evento, na capital, acontece dentro do Shopping da Bahia, das 9h às 22h, com tenda no estacionamento e megapalestras nas salas do UCI Orient. As inscrições podem ser feitas no local do evento, pela Central de Relacionamento do Sebrae, no 0800 570 0800, ou pelo sitewww.ba.sebrae.com.br.

Além do Shopping da Bahia e do UCI Orient, o evento tem como parceiros a Previdência Social; a Receita Federal; a Caixa Crescer; a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM); a Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia/Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Fapesb/Secti), e a Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental/Secretaria de Saúde (DIVISA/Sesab).