Seminário esclarece microempreendedor de Itabuna sobre crédito

Sebrae parceiro do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite
Ascom/Raul Golinelli

Resultado de uma parceria da Prefeitura de Itabuna e o Sebrae, a Semana Nacional do Microempreendedor Individual prossegue amanhã com a palestra “SEI Planejar” e um seminário sobre crédito voltado ao microempreendedor. A palestra acontece das 13h30min às 17h30min, no auditório do Ponto de Atendimento (PA) do Sebrae, na Rua Paulino Vieira, ao lado do Banco do Brasil.

Já o seminário sobre crédito voltado ao microempreendedor será realizado a partir das 19 horas, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), no Edifício União Comercial, 9º andar situado à Rua Osvaldo Cruz, centro.

O secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, explica que o seminário de crédito é um dos momentos mais esperados na programação da Semana Nacional do MEI. “Como e onde ir buscar recursos para ampliar o pequeno negócio ainda é um dos maiores entraves dos microempreendedor de todo o País. Aqui em Itabuna, não é diferente”, esclarece.

José Humberto destaca que ao longo dos últimos três anos, a administração municipal tem contribuído para diminuir esta distância entre o pequeno empresário e as instituições de crédito. O governo estimulou oficinas e encontros com o setor bancário, em parceria com o próprio Sebrae, a fim de dirimir dúvidas e abrir caminhos mais curtos e menos burocráticos para o crédito destinado ao pequeno negócio.

“A proposta do seminário é apresentar para os MEIs quais são as opções de crédito, quais documentos necessários e os cuidados para obtenção do crédito”, resume o gerente-adjunto do Sebrae, Michel Lima. Segundo informa, já confirmaram participação no evento representantes das instituições financeiras Crediamigo, do Banco do Nordeste e Banco do Povo. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas através do 0800 570 0800 ou (73) 3613-9734.

A Semana Nacional do MEI, em Itabuna, foi aberta na segunda-feira, 2, com a inauguração da nova Sala do Empreendedor do município, que passou a funcionar em um espaço bem mais amplo e confortável, na unidade do Sinebahia, na Avenida Inácio Tosta Filho. O local é mantido pela Prefeitura para intermediar mão de obra qualificada e cadastramento de trabalhadores que ainda atuam na informalidade.

A proposta, segundo José Humberto, é conquistar este público que circula na região central da cidade, oferecendo capacitações e cadastrando-o como novos microempreendedores. Itabuna é o município baiano que registrou nos últimos três anos e quatro meses, o maior número de formalizações de MEIs. Pulou de 999 para 7.056 na administração do prefeito Claudevane Leite o mais novo “Prefeito Empreendedor da Bahia”, o que lhe garantir representar a Bahia, agora em maio, na finalíssima nacional, em Brasília, concorrendo na categoria “Desburocratização e Formalização”.