Projeto Bahia Arte Sul encerra programação em maio

Os Javalis
Divulgação/Jhônatas Araújo

O projeto Bahia Arte Sul retorna em maio com o espetáculo teatral Os Javalis, nos dias 6 e 7 no Teatro da Casa de Cultura Jonas & Pilar, em Buerarema, e nos dias 13 e 14 na Casa de Cultura Miguel Falabella, em Prado. Sempre às 19 horas e com entrada gratuita. Contemplado pelo Edital Agitação Cultural do Governo do Estado da Bahia, o projeto encerra temporada com a certeza de dever cumprido, alcançando a meta proposta de dinamizar espaços culturais locais e estimular o consumo de cultura no interior baiano.

O Bahia Arte Sul se despede com a apresentação de mais um espetáculo do grupo soteropolitano Teatro Nu. Escrito e dirigido por Gil Vicente Tavares, dramaturgo e diretor baiano, o espetáculo Os Javalis é a segunda montagem do grupo, com texto livremente inspirado no teatro do absurdo, mais especificamente na obra O rinoceronte, de Eugene Ionesco. No palco, os atores Carlos Betão e Marcelo Praddo dão vida aos personagens Homem A e Homem B, que estão sitiados em uma casa por um ataque de javalis e precisam conviver e confiar um no outro. A partir deste encontro, questões sociais e políticas são discutidas, através de metáforas, em uma encenação ágil, marcada por momentos de irreverência e humor.

O projeto Bahia Arte Sul tem como objetivo promover a formação de plateia para o teatro, democratizar o acesso aos bens culturais de consumo e promover a troca de experiências entre profissionais da capital e do interior. Está previsto para o primeiro dia de apresentação o “Papo Nu”, rodada de conversa sobre o processo de criação do grupo com artistas e público de cada cidade.

O projeto conta com o apoio do Teatro Castro Alves, Fundação Cultural, Governo da Bahia, Prefeitura de Prado, Casa de Cultura Miguel Falabella e Teatro da Casa de Cultura Jonas & Pilar.