Secretário destaca incentivo e valorização do pequeno negócio em Itabuna‏

Câmara homenageia empreendedorismo
Ascom/Hansley Khaiam

O planejamento e o incentivo ao pequeno negócio são identidades importantes da administração do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite. A avaliação é do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins. Segundo ele, com planejamento, parcerias e um bem estruturado calendário de ações administrativas, executado nos últimos três anos e quatro meses, tem sido possível construir políticas públicas de valorização ao micro e pequeno empresário local, transformando Itabuna na capital do empreendedorismo da Bahia.

Neste período, o município saltou de 999 para 7.056 trabalhadores formalizados na condição de Microempreendedores Individuais (MEI). “Com um modelo inovador, indo aos bairros periféricos e apostando na mão de obra informal avançamos e incentivamos a economia do município”, assegura Martins. O secretário elogiou a iniciativa da Câmara Municipal, através do vereador Júnior Brandão, em instituir o Dia Municipal do MEI e do Micro e Pequeno Empreendedor. O Projeto de Lei – apresentado na sessão ordinária de segunda-feira, dia 2 - tramita na Casa Legislativa, tendo como relator o vereador Gegéu Filho.

“São ações complementares, incentivadoras e de reconhecimento, que acontecem dias depois de o prefeito Claudevane Leire receber do Sebrae o título de Prefeito Empreendedor da Bahia”, assegura. “O fato é que a cidade respira este momento especial, alicerçada em programas que devem ser sequenciados pelo próximo gestor municipal, em 2017, por que são todos programas inovadores e bem sucedidos”, completa José Humberto Martins.

Ela cita, além do sucesso da Sala do Empreendedor, a implantação da unidade local do Sinebahia que, em nove meses de funcionamento, já foi visitado por mais de 10 mil trabalhadores, com mais de mil atendidos e 700 deles inseridos no mercado de trabalho. Também destaca o acordo de cooperação técnica mantido com a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) e a Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), disponibilizando um julgador para atuar na análise de abertura de novas empresas.

“Temos atuado em parceria nas campanhas tríplices de promoção do comércio local, incentivando bons negócios em datas festivas”, afirma. “Nestas promoções passamos, inclusive, de patrocinador para co-realizador”, completa Martins. O secretário também destaca a recuperação e revitalização do Calçadão da Rui Barbosa, onde 90% dos comerciantes estão enquadrados no perfil de microempresário ou microempreendedor individual.

Além do estímulo ao pequeno negócio, José Humberto Martins destaca a decisão tomada pelo prefeito Caludevane Leite que, nos últimos dias, encaminhou à Câmara de Vereadores propostas de alterações para atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). Defendidas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável (COMDUS) e elaboradas pela Prefeitura de Itabuna, as alterações visam atualizar o documento e adequá-lo à Lei Municipal devido ao crescimento da cidade.