Nova Sala do Empreendedor é inaugurada

Solenidade contou com a presença de autoridades municipais e dirigentes regionais do Sebrae
Secom

Para atender aos microempreendedores individuais já cadastrados na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e aqueles que desejam formalizar seu próprio negócio, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (02), na sede do SineBahia, o novo espaço da Sala do Empreendedor. Fruto da parceria entre a Prefeitura, Sebrae e Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), o novo ambiente servirá também para tirar dúvidas, oferecer informações e orientações sobre a abertura, funcionamento e formalização de uma atividade empresarial.

Na solenidade, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, destacou a importância de o microempreendedor ter auxílio direto para realizar diversas atividades em seu próprio beneficio em um único lugar e de maneira simples e desburocratizada. “Nosso objetivo, com esse espaço específico para atender, é prestar auxílio à população para que empreender se torne algo cada vez mais fácil”, observou. O prefeito salienta que “a partir de agora ficam asseguradas as condições para que a formalização de um negócio ou mesmo sua criação, se torne cada vez mais simples”.   

Já o titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, expressou a felicidade do governo municipal em materializar um sonho e uma meta estabelecida pela administração pública. “Sabemos que as grandes oportunidades surgem das pequenas empresas, que são responsáveis por gerar mais renda e auxiliar no crescimento econômico da cidade. A nossa intenção é mostrar a importância dessas atividades empresariais e fortalecer os negócios dos pequenos empreendedores a partir das atividades aqui realizadas na Sala do Empreendedor Individual”, explicou.

Para o gerente-adjunto regional do Sebrae, Michelangelo Lima,  o espaço visa ampliar o conhecimento sobre empreendedorismo e os serviços oferecidos à categoria econômica, bem como facilitar a forma de acesso daqueles que querem se tornar microempreendedor. “O trabalho, que já começou, é dar orientações para pessoas, realizar a abertura de empresas e emissão de guias. A missão é oferecer para elas atendimento personalizado visando sua formalização”, disse Michel.

Até o momento, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo registra no município cerca de 7.100 microempreendedores cadastrados. Para a diretora da Sala do Empreendedor, Liliane Sarmento Dias, a expectativa é que, com a implantação do espaço arejado e amplo, se façam mais cadastramentos por conta da localização mais confortável e da melhoria na qualidade do serviço.

            “Do modo como a Sala do Empreendedor foi estruturada ficará muito mais simples para quem deseja formalizar seu próprio negócio. Estaremos disponibilizando serviços como orientação empresarial sobre gestão, declaração anual de faturamento, boleto mensal, alterações na formalização e capacitação para melhorar o negócio do microempreendedor”, explicou Liliane Sarmento Dias, observando ainda que o atendimento acontecerá durante o expediente da Prefeitura, das 8 às 14 horas, de segunda à sexta-feira. O novo espaço foi inaugurado uma semana após o prefeito  Claudevane Leite ter conquistado o Prêmio Prefeito Empreendedor da Bahia, na categoria Desburocratização e Formalização.