Cadastro do Bolsa Família é atualizado

Governo quer acompanhar melhor o perfil dos beneficiados
Arquivo/JBO/Mauricio Maron

A situação escolar dos estudantes dos povoados de Era Nova e Pimenteiras, no interior de Canavieiras, foi acompanhada por Marise Nascimento, do comitê Gestor do Programa Bolsa Família (PBF) – setor vinculado à Secretaria da Assistência Social – e Luane Conceição, encarregada do Censo e Matrícula da Secretaria da Educação. A visita aconteceu na última quinta-feira (28), com o objetivo de atualizar o cadastro

Segundo Marise Nascimento, trata-se de um mecanismo de controle do programa de transferência de renda. “Alterações como mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência e composição familiar precisam ser comunicadas para a boa gestão do programa”, explicou.

Marise Nascimento explica ainda que o acompanhamento escolar é uma das formas de controle do Programa Bolsa Família. “Existe também o controle social, feito no momento do cadastro, em períodos de dois em dois anos, durante atualização cadastral ou a pedido do próprio sistema de informação do programa, quando encontra indícios de irregularidades. Confirmada a suspeita, o benefício pode ser suspenso”, disse a gestora.

A encarregada do Censo e Matrícula, Luane Conceição, relata que as visitas são realizadas semanalmente nos distritos. “Voltaremos na próxima quinta-feira (28) à Era Nova para completar a atualização. Muitos alunos que estudavam nas escolas de seus distritos, mudaram para as da sede, a fim de completarem os estudos, e não avisaram. Os próximos distritos a receberem nossa equipe são Poxim e Pimenteiras”, ressaltou.

De acordo com a secretária da Assistência Social, Vanessa Leite, para a participação no PBF, a família precisa preencher alguns requisitos. “O acompanhamento da frequência escolar constitui-se em um meio de comprovar o acesso e permanência na escola da criança e adolescente, entre 6 e 17 anos, resguardando um direito fundamental, a fim de combater a evasão e a reprovação escolar.

Explica Vanessa Leite, que os critérios abrangem outras áreas. “Na saúde, por exemplo, é preciso cumprir a visita frequente aos postos de saúde e acompanhamento de tratamentos através do Sistema Único de Saúde (SUS)”, concluiu.