Primeira Sala do Empreendedor da Bahia ganha novo e amplo espaço

Em Itabuna, Sala passa a funcionar na Unidade do Sinebahia
Secom/Gabriel de Oliveira

Primeiro espaço aberto no interior da Bahia destinado à prestação de serviços ao pequeno negócio, a Sala do Empreendedor de Itabuna passa a funcionar, a partir de segunda-feira, dia2, na unidade do Sinebahia, na Avenida Inácio Tosta Filho, centro. Em espaço mais amplo, mais confortável e central, a nova sala contará com equipamentos modernos para atender aos empreendedores que desejarem formalizar o próprio negócio, incluindo os 7.056 pequenos empresários já formalizados que atuam no município.

A inauguração acontece às 9 horas e contará com a presença do prefeito Claudevane Leite, líderes empresariais, secretários municipais e convidados. Trata-se de mais uma iniciativa da Prefeitura de Itabuna para estimular o pequeno negócio e valorizar ainda mais o segmento econômico gerador de mais de 50% de vagas para a mão de obra especializada do município. A solenidade de inauguração ocorre dias depois de o prefeito Claudevane Leite ter sido eleito pelo Sebrae, como vencedor do Prêmio Prefeito Empreendedor da Bahia, na categoria “Desburocratização e Formalização”, em reconhecimento aos incentivos que a atual administração municipal oferece aos microempreendedores e pequenos empresários.

 

Criada na atual gestão, a Sala do Empreendedor funcionou durante três anos no Centro Administrativo Firmino Alves, sede da Prefeitura, no bairro São Caetano. A transferência para uma região mais central de Itabuna e a integração com a unidade do Sinebahia fazem parte de uma nova estratégica da administração municipal de unir os serviços prestados em prol do empreendedorismo aos serviços de intermediação e qualificação de mão de obra.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, a mudança também tem o objetivo de facilitar a vida do empreendedor, oferecendo-lhe serviços mais qualificados e próximos ao centro da cidade. A intenção é também aproveitar o fluxo de trabalhadores que ainda atuam na informalidade e que procuram o Sinebahia, diariamente, em busca de novas oportunidades de emprego, além de estimulá-los à formalização e à prática do empreendedorismo.

De julho – quando foi inaugurado - a dezembro do ano passado, o Sinebahia realizou mais de 7.500 atendimentos. Este quantitativo se desdobra em novos cadastros na modalidade intermediação de mão de obra, encaminhamentos de trabalhadores a vagas de emprego, liberações de seguro-desemprego e treinamentos de qualificação, através de cursos e oficinas. “É justamente este perfil de público que pretendemos atrair, estimulando o empreendedorismo perto de onde eles mais se concentram”, justifica José Humberto.