Estudantes do IME vão parar em hospital após colega atingi-los com ´pó de mico´

Pó de mico provoca processo alérgico nas pessoas
Imagem meramente ilustrativa

Exclusivo. Cinco estudantes do Instituto Municipal de Ensino (IME) Centro, de Ilhéus, tiveram que ser levados hoje, pela manhã, para o Hospital Geral Luiz Viana Filho, após uma brincadeira de mau gosto feita por um colega. Por volta das sete da manhã, quando ainda aguardavam no pátio da escola o início das aulas, diversos estudantes foram surpreendidos por um colega que jogou "pó de mico" no grupo. O incidente gerou mal estar e alergia em diversos alunos, sendo que cinco apresentaram um quadro mais preocupante. Pelo menos dois chegaram a desmaiar por mais de uma vez.

Segundo informações obtidas pelo Jornal Bahia Online mesmo diante da gravidade da situação, membros da direção da escola aconselharam os estudantes atingidos para que fossem para casa, tomassem banho para se recuperar. Uma delas, inclusive, se negou a avisar, por telefone, aos pais das vítimas o fato ocorrido. Por volta das 9 horas, mais de uma hora depois do incidente, os próprios alunos resolveram acionar o Samu, que enviou uma ambulância até a escola.

Uma professora acompanhou os cinco alunos até o Hospital Geral. Mas eles terminaram retornando sem nenhum tipo de atendimento médico. Não havia, segundo relatam, um pediatra de plantão. As crianças atingidas têm entre 12 e 15 anos. De volta a escola, os estudantes foram aconselhados a retornar para casa, onde tentam se recuperar da situação. Não se sabe que medidas foram adotadas contra o aluno responsável pelo ato.

O Jornal Bahia Online entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Ilhéus. Esta ficou de solicitar à secretária Marlúcia Paixão, detalhes do ocorrido e as medidas tomadas pela direção.

Atualização feita às 17h45min - A secretária informou, via Secretaria de Comiunicação, que, de fato, houve um incidente na Escola. Mas que o produto usado pelos alunos (foram dois, segundo a secretária) não seria "pó de mico". E sim, uma "semente de um produto que os professores não conseguiram identificar". Ela confirma que alguns alunos tiveram reação alérgica e que os pais foram chamados logo após a identificação do problema. Segundo a secretária, os estudantes foram levados ao hospital e atendidos pelo médico plantonista. Depois, liberados. A secretária não informou que medidas foram tomadas com os estudantes autores do incidente.