Governador inaugura pavilhão de aulas da UFSB em Teixeira de Freitas

Ato de inauguração reuniu autoridades
GOVBa

O governador Rui Costa cumpriu uma intensa agenda de trabalho nesta quinta-feira (28) em Teixeira de Freitas, na região Extremo Sul da Bahia. Ele foi acompanhado pelos secretários Josias Gomes  (Relações Institucionais) e Fábio Vilas-Boas (Saúde), pelo deputado estadual Marcelo Nilo – presidente da Assembléia Legislativa da Bahia (Alba) -, deputados estaduais Bira Corôa, Maria Del Carmen, e Robinho, e pelo federal Jorge Solla.

A comitiva foi recepcionada pelo prefeito João Bosco e pelo reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), professor Naomar Monteiro de Almeida Filho. Participaram do evento os prefeitos dos municípios de Ilhéus, Coaraci, Itajuípe, Ibicaraí, e Porto Seguro, e seus vereadores, além de políticos e lideranças comunitárias, e de representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, e de entidades e ONG’s da região Sul da Bahia.

O primeiro compromisso do governador foi entregar, no centro da cidade, a reforma do prédio com quatro salas do Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa, onde funcionará o Colégio Universitário da UFSB.

Em seguida, Rui Costa seguiu para o Campus Paulo Freire da UFSB, localizado na Praça Joana Angélica, bairro São José, onde entregou - totalmente reformado - o pavilhão de aulas e a área administrativa do campus. Ali, foi assinado o termo de cessão do terreno do Estado para a Universidade, localizado nas antigas instalações do Departamento de Estradas de Rodagem da Bahia (Derba).

No mesmo evento, o governador assinou a ordem de serviço para implantação da Policlínica do Consórcio de Saúde da Região de Teixeira de Freitas, e entregou um caminhão-baú para cooperativa do município. Ainda no local, Rui inaugurou a iluminação pública da Avenida Getúlio Vargas, no trecho entre o aeroporto local e o Condomínio Terra Bahia.

USFB - As reformas na USFB abarcaram os pavilhões de aulas, que agora contam com novas instalações elétricas e de lógica, ofertando à comunidade acadêmica 19 salas de aula, 1 sala de leitura e 2 laboratórios multidisciplinares, além do bloco destinado aos docentes, que tem capacidade para duas estações de trabalho, uma sala para congregação e duas salas para os decanos.

Para melhor atender à comunidade acadêmica, foram reformados sanitários, rampas e acessos, considerando os critérios de acessibilidade e, para oferecer maior segurança, foi executado o cercamento do campus. O local agora também conta com espaço para atendimento ao aluno e servidores, com salas para profissionais como enfermeiro, assistente social e psicólogo. 

Além das reformas, também foi instalado grupo de geradores no local, garantindo o funcionamento institucional e acadêmico em caso de falha no fornecimento de energia elétrica por parte da Concessionária.

O Governador também assinou o documento de cessão do terreno do Estado que passará a ser o Centro de Formação em Saúde da UFSB. O espaço, que possui aproximadamente 26 mil metros quadrados, já possui edificações que poderão ser reformadas para acelerar ainda mais o processo de construção do novo campus.

Policlínica - De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), no prazo de 10 meses a 12 meses a Policlínica do consórcio de Saúde da região estará pronta. A unidade será voltada ao cuidado especializado, integrado à rede de atenção à saúde, prestando atendimento de média complexidade.

A policlínica ofertará consultas em:  Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Mastologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Urologia, Ginecologia, Ortopedia. A Unidade é parte funcional do Consórcio Interfederativo de Saúde, presidido pelo prefeito João Bosco, gestor do município de Teixeira de Freitas.