Serviços gratuitos serão ofertados em maio na Feira de Saúde‏

Evento acontece na Alameda da Juventude
Arquivo/JBO/Mauricio Maron

A Alameda da Juventude, na Beira-Rio, em Itabuna, será o palco de uma grande Feira de Saúde, que será realizada no próximo dia 10 de maio. A proposta dos organizadores é juntar num só local, em forma de mutirão, a maior quantidade de serviços gratuitos de promoção à saúde para a comunidade. O evento visa também maior integração entre as instituições públicas e particulares e as famílias itabunenses.

Além de serviços como teste de glicemia, tipagem sanguínea e aferição de pressão arterial pelos profissionais do Hospital de Base, a Feira de Saúde pretende levar informação e orientação úteis sobre temas atuais a exemplo de doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS) e outras como prevenção do câncer de mama e como prevenir cada uma das tríplices viroses (dengue, zika vírus e chikungunya).

Nos estandes que serão armados ao longo da Alameda da Juventude, as pessoas também vão ter a oportunidade de conhecer um pouco das técnicas e atividades desenvolvidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), saber o que são práticas integrativas, demonstradas pelo Instituto Medina e pelo Projeto de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e ainda, como prevenir acidentes de trabalho em palestras ministradas pelos profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

A programação será aberta a partir das 9 da manhã e prosseguirá até as 17 horas, já que haverá outras atrações como, por exemplo, esclarecimentos sobre a importância da doação de órgãos e de sangue e o que instituições como o Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e os sindicatos de Enfermeiros e dos Trabalhadores em Saúde podem fazer pelos profissionais. A Feira de Saúde será marcada também pelas atividades culturais que estão sendo preparadas pelo Ministério do Riso e Quarteto Feminino, da Igreja Batista Teosópolis.

A Feira da Saúde é o resultado de uma ação conjunte entre a Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Regional de Enfermagem (COREN-Bahia), Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), Unime e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, ressaltou a importância da parceria na organização e execução do evento. Para ele “para a sociedade resulta na divisão da divisão de trabalho, na combinação de esforços e na ampliação de ações para melhor oferta de serviços visando a qualidade de vida da coletividade”.