Prefeito Empreendedor do Sebrae tem Vane na final, dia 27

Claudevane Leite
Arquivo

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, finalista do Prêmio Prefeito Empreendedor da Bahia, promovido pelo Sebrae para reconhecer os agentes públicos que têm um olhar diferenciado para o pequeno e micro empresário, vai participar da solenidade de premiação estadual, que acontecerá, em Salvador, no próximo dia 27, às 18h30min, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Itabuna concorre ao prêmio na categoria “Desburocratização e Formalização”.

Criador da primeira “Sala do Empreendedor” do interior baiano, Vane apostou na valorização do pequeno negócio. Além de um espaço fixo, onde os empreendedores podem obter informações sobre cursos e oficinas do Sebrae e resolver questões burocráticas, a sua administração determinou à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e  Turismo (Sictur) visitar os bairros com intensa movimentação comercial, mas com a maior parte dos empreendedores ainda vivendo na informalidade. O resultado foi surpreendente.

Quando Vane assumiu a Prefeitura de Itabuna, o município tinha apenas 999 microempreendedores individuais registrados. Em 2013, no primeiro ano do mandato, subiu para 3.555. No ano seguinte, saltou para 5.101 MEIs e, em 2015, atingiu o patamar de 6.728 formalizações, correspondendo a um incremento de 573%, em apenas três anos. Na lista dos 26 municípios que compõem o Território Litoral Sul, Itabuna tornou-se a “Capital do Empreendedorismo”, com o maior número de formalizações, bem acima da média estadual.

O objetivo principal do prêmio “Prefeito Empreendedor” é valorizar as práticas que, de fato, geram benefícios para os pequenos negócios locais. “Ter Itabuna como finalista de iniciativas de criação de ambiente favorável às micro e pequenas empresas, traz perspectivas estimulantes a atuação do Sebrae, que tem como missão fortalecer e desenvolver os Pequenos Negócios.

“Esse é um sinal positivo de que é possível avançarmos no fortalecimento e desenvolvimento dos pequenos negócios, mesmo diante dos momentos de desafio que vivemos atualmente", comemora Claudiana Figueiredo, gerente regional do Sebrae.      Os prefeitos baianos premiados na edição estadual representarão a Bahia na premiação nacional, marcada para acontecer dia 10 de maio, em Brasília.

A 9ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é uma realização do Sebrae com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Associação Brasileira dos Municípios (ABM), Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Secretaria da Micro e Pequena Empresa e o Governo Federal.