Começa na segunda eleição geral para líder de classe nas escolas estaduais‏

Democracia na sala de aula
GOVBa

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove nos dias 18,19 e 20 (próximas segunda, terça e quarta-feira), a eleição geral de líderes de classe que deve mobilizar mais de 912 mil estudantes da rede estadual na capital e no interior. A expectativa é que 35 mil líderes e vice-líderes de classe sejam eleitos para o Ano Letivo 2016. A proposta faz parte do programa Educar para Transformar, para promover o protagonismo juvenil e envolver os alunos nas ações realizadas nas escolas, contribuindo para a gestão democrática e participativa.

Os estudantes eleitos nas funções líder e vice-líder de classe devem ser os interlocutores da turma junto à comunidade escolar, articulador e propositor de melhorias para a ambiência na unidade de ensino. Entre às competências dos líderes destacam-se: representar o interesse coletivo, identificando as necessidades da turma; elaborar um plano de trabalho relativo à melhoria do processo de ensino e aprendizagem e estimular o bom relacionamento da turma, através de diálogo.

As eleições aumentam a participação dos estudantes na vida escolar, como explica a estudante Sara da Silva Santos, eleita líder de classe da turma do 3º ano do Colégio Estadual Hermano Gouveia Neto, em Lauro de Freitas, na primeira eleição geral de líderes, em 2015. “Num trabalho com a direção e com os outros líderes, nós conseguimos melhorias para a escola como na estrutura, na qualidade da alimentação escolar e na melhoria das aulas com bons professores”, relata.