Seminário de crédito aproxima empresários e bancos‏

Recursos para investimento e capital de giro
Arquivo/Google/Imagem Ilustrativa

Proprietário da Aromar, há 10 anos, Jailton Santos de Oliveira tem muitas obrigações financeiras e afirma que a burocracia o impede de conseguir financiamento. Por causa desta dificuldade, o empresário enxergou no Seminário de Crédito, realizado pelo Sebrae e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), uma oportunidade de tirar dúvidas e abrir as portas para, finalmente, ter acesso ao crédito e avançar ainda mais em seu negócio. Gratuito, o evento aconteceu em Itabuna, no dia 12 de abril, e em Ilhéus dia 13.

O empresário paga, por mês, em torno de 70 mil reais em boletos a fornecedores. São cerca de 250 clientes fidelizados que compram seus produtos para consumo ou revenda - mais de 200 itens em essências e perfumes. “Nesse tempo de atuação no mercado nunca consegui obter crédito junto às instituições financeiras, e isso emperra a oportunidade de crescimento”, afirmou Oliveira, que tem três lojas em Ilhéus e Itabuna.

"Esta é uma oportunidade para troca de experiências, na busca por resultados, exercitando a união e o fortalecimento dos pequenos negócios e o fomento ao empreendedorismo”, destacou a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, ao dar as boas vindas aos participantes.

A programação do seminário disponibilizou ao empresário o conhecimento das principais linhas de crédito e investimentos do mercado, através de palestra com a técnica Renata Barbosa, do departamento regional Nordeste, do BNDES. Ela apresentou as opções disponíveis ao micro e pequeno empresário e destacou que em 2015, 97% dos recursos do banco foram destinados a este perfil de empresário.

“Para aumentar as chances de sucesso no processo de empréstimo, o empresário deve tomar algumas medidas como investir em seu relacionamento com o banco, ir bem informado sobre que tipo de empréstimo quer e que modelo de investimento vai fazer, além de fornecer documentos e informações sobre a empresa de forma clara e transparente”, orientou a técnica.

Além das palestras, o evento também realizou rodadas de crédito para oportunizar aos empresários o acesso aos produtos e serviços oferecidos pelas instituições financeiras participantes, os Bancos do Brasil, Nordeste, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia).

Secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus, Roberto Garcia, ressaltou a importância da iniciativa. “No atual contexto econômico, sobrevive quem tiver coragem e ousadia para investir. A vinda de um evento deste porte para Ilhéus representa a possibilidade de injeção de capital na economia local”, disse o secretário.

Para quem deseja conhecer as soluções Sebrae sobre acesso ao crédito, pode obter mais informações no ponto de atendimento do Sebrae Itabuna, que fica na Rua Paulino Vieira, nº 175, Edifício Lizete Mendonça, Centro, ou pelos telefones (73) 3613-9734 / 9974-2262. Em Ilhéus, o interessando também pode procurar o Sebrae do município, localizado na Praça José Marcelino, nº 100, Centro, ou pelo telefone (73) 3634-4068.