Sul da Bahia registra maior queda de violência no estado, diz SSP

Secretário apresenta relatório a autoridades policiais
GOVBa

A Região Integrada de Segurança Pública do sul (Risp/Sul) alcançou o maior índice de redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais em 2015, em comparação com o ano de 2014, em números absolutos.  No total, 117 vidas foram poupadas no ano passado, quando o número de mortes caiu de 1201 para 1084, uma redução de 9,7%, ultrapassando a meta estabelecida de 6%. Em porcentagem, a Risp/Sul teve a segunda maior redução do estado.

O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, apresentou os índices estatísticos da região na manhã desta sexta-feira (8), durante reunião realizada em Ilhéus, com a participação de comandantes e delegados responsáveis pelos municípios envolvidos.

Barbosa parabenizou as equipes que conseguiram ultrapassar a meta de redução no número de CVLIs e cobrou mais esforços aos profissionais das Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) que não conseguiram reduzir os índices dentro do esperado.

Policiais integrantes das Aisps da Rips/Sul que conseguiram atingir a meta receberão o Prêmio por Desempenho Policial (gratificação destinada aos profissionais pelo alcance da redução de CVLIs). No sul, as Aisps de Ilhéus, Itabuna, Eunápolis alcançaram as reduções. 

No total, 9884 servidores receberão a premiação em todo o estado, um investimento de R$15 milhões. O secretário da SSP acredita que a gratificação funciona como um grande estímulo para os profissionais da área.  Ainda durante a reunião da Risp/Sul, Barbosa chamou a atenção sobre a dinâmica da criminalidade e a necessidade de o policiamento trabalhar com a prevenção de crimes.

“É uma disputa que não tem trégua. Mesmo com o resultado positivo, temos que continuar trabalhando para melhorar ainda mais o panorama atual e encerrarmos 2016 com índices de redução ainda maiores”, ressaltou. Outro destaque do policiamento realizado na região foi o aumento no número de mandados cumpridos, que cresceu de 558 em 2014 para 719 em 2015.