Balcão do Empreendedor fortalece pequenos negócios em Barro Preto‏

Gerente regional do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo
Arquivo/JBO/Mauricio Maron

Em funcionamento há dois anos, no município de Barro Preto, no sul da Bahia, a Sala do Empreendedor vem modificando a realidade dos pequenos negócios em uma típica cidade do interior que enfrenta desafios ainda maiores diante do atual contexto econômico. Nesse período, o espaço já registrou cerca de 3 mil atendimentos para microempreendedores individuais e microempresários em busca de orientação e serviços. 

A gerente regional do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo, explica que  “a implantação da Lei Geral das micro e pequenas empresas e a implementação de políticas públicas que criem uma ambiência favorável aos pequenos negócios são fundamentais para o desenvolvimento dos municípios, como se pode verificar em Barro Preto”.

“Sem dúvida, a aprovação da Lei Geral fez com que o empreendedorismo em nosso município alavancasse, porque estamos facilitando a vida desses trabalhadores”, completa a prefeita Jaqueline Reis da Motta.

Na sala, equipada com toda a estrutura administrativa necessária, o Balcão do Empreendedor disponibiliza um canal direto para abertura de empresas, licenciamento de atividades pela internet, a possibilidade de acompanhamento de todo o processo online junto aos órgãos envolvidos na aprovação, além de outros serviços como formalização, emissão de guias de pagamento, orientação para Declaração Anual e alteração de dados cadastrais.

 O servidor municipal Pedro Ferreira Campos tornou-se um agente de desenvolvimento e tem contribuído para o fortalecimento do empreendedorismo. “Nesse ambiente favorável, fazemos um atendimento integral que tem contribuído para o aumento do número de formalizações”, destaca.  

A Unidade Regional do Sebrae Ilhéus tem um número total de 30 mil microempreendedores individuais e microempresários cadastrados em 26 municípios.  Nessa lista, incluindo Barro Preto, 12 municípios já contam com uma Sala do Empreendedor em plena atividade: Pau Brasil, Itaju do Colônia, Jussari, Ilhéus, Itabuna, Itajuipe, Coaraci, Santa Luzia, Uruçuca, Ubaitaba e Una.