PA será aberto para casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya‏

O Pronto Atendimento (PA) será aberto a partir desta quinta-feira
Secom/Gidelzo Silva

Na campanha contra o mosquito aedes aegypti, a Secretaria de Saúde de Ilhéus inicia o funcionamento de um espaço específico para o diagnóstico dos casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya. O Pronto Atendimento (PA) será aberto a partir desta quinta-feira, 11, localizado na Travessa Santa Isabel, anexo ao Núcleo de Atendimento Especializado (NAE), situado na Avenida Soares Lopes (em frente ao Centro de Convenções).  A unidade, que funcionará das 7 às 17 horas, de segunda-feira a sábado, conta com uma equipe multidisciplinar formada por supervisor, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, e salas de coleta de sorologia e de hidratação, além de ambulância de plantão.

Ao visitar a unidade, nesta quarta, 10, o secretário de Saúde, Antonio Ocké, informou que o resultado dos exames do paciente que for atendido pela equipe de triagem no período da manhã, sairá à tarde, no mesmo dia. E quem for atendido no turno vespertino, o resultado estará disponível no dia seguinte.

Antonio Ocké lembrou que, embora a atual gestão venha se esforçando no sentido de reduzir os casos de dengue no município, por meio de sua equipe de endemias, e agora oferecendo tratamento rápido e efetivo aos ilheenses infectados pelo vírus, a população também precisa fazer sua parte, com faxina rotineira nos quintais de suas casas e, desta forma, contribuir com a redução dos índices de infestação no município.

Visitas domiciliares – Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de combater o mosquito transmissor da dengue, um grupo de trabalho formado por cerca de 70 agentes de endemias fará neste sábado, 13, visitas domiciliares, principalmente nos bairros que apresentam alto índice de infestação, com a distribuição de panfletos educativos.

Já no período de 15 a 18 deste mês, uma força-tarefa composta por mais de 140 pessoas, com a participação de soldados da Marinha e do Exército, intensificará ações de prevenção em domicílios ainda não visitados. Conforme levantamento da Secretaria de Saúde, as localidades que apresentam maior índice de infestação são os bairros Alto Novo Teotônio Vilela, com 19.2%, Alto do Coqueiro (18.8%), Teotônio Vilela (16.7%), Jardim Savóia (11.1%) e Banco da Vitória (9.8%).