Carnaval viveu dias de intensa alegria e animação

Animação contou com bandas regionais
Ascom/Wagnevilton Ferreira

Um Carnaval elaborado para todos os gostos de estilos. Assim foi, mais uma vez o Carnaval da Reconstrução, em Canavieiras, na sua terceira edição. Toda essa animação teve como palco o Sítio Histórico de Canavieiras, um dos locais mais bonitos e deslumbrantes da cidade e onde está implantada grande parte da infraestrutura gastronômica, com dezenas de bares e restaurantes.

E nesses cinco dias de folia – de sexta à terça-feira – 21 atrações se apresentaram ao público em dois palcos: o do Carnaval Cultural e do Carnaval Convencional. Diariamente, no palco 2, das 19 às 23 horas, as bandas abriam o Carnaval tocando marchinhas de antigos carnavais. A partir daí, até ao raiar do dia, bandas de sucesso contratadas pela Prefeitura animavam os foliões, no palco 1. O Carnaval da Reconstrução contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Bahiatursa e Secretaria do Turismo.

E a empolgação de canavieirenses e turistas estava marcada nas pessoas que não “arredavam” o pé dos sítios da folia. No domingo (7), no palco do Carnaval Cultural a folia começou mais cedo, às 16h30min, com o Baile Infantil animado por Iara Silva, seguido da apresentação de Nunes & Bruno Reis e Banda e Litinho e Banda. Ainda se apresentaram no palco cultural, Boinha Miranda e as bandas da Lyra do Commercio e 2 de Janeiro e Leandro Lima.

Segundo o prefeito Almir Melo, a fórmula da concentração do Carnaval no Sítio Histórico foi bem sucedida, pois as pessoas poderiam participar de eventos distintos, no mesmo local. “Fizemos uma seleção de bandas ecléticas, que fazem sucesso junto ao público regional. E o resultado não poderia deixar de outro: muita festa, animação e tranquilidade”, ressalta Almir Melo.

Uma das decisões tomadas pelo prefeito durante o andamento do Carnaval foi a a contratação do cantor e compositor Neto LX, que junto com a banda Tsunami, levou o maior público ao sítio da folia. “Como participamos do Carnaval junto do povo, recebemos diversas solicitações da população e turistas para trazer Neto LX, que se foi um dos responsáveis pelo grande sucesso do Carnaval da Reconstrução”, reconheceu o prefeito.

Mas o 3º Carnaval da Reconstrução não entusiasmou apenas os foliões. Os próprios músicos se diziam impressionados com o número e a qualidade do público presente. Alguns integrantes de bandas, ao encerrarem sua apresentação na festa, continuavam no palco ou no camarote oficial do prefeito.

Na segunda-feira (8), a Banda Realce, que foi a primeira a abrir o Carnaval Convencional, continuou no palco até que na entrada do cantor Neto LX, travaram um diálogo em frente ao público elogiando a festa. Em seguida, a Banda Tsunami levou os foliões ao delírio ao cantar seu repertório bastante familiarizado do público. E mesmo após concluir sua apresentação, à 7 da manhã o público se recusava a sair do sítio da folia.

Além do Carnaval Oficial – cultural e convencional – participaram do Carnaval de Rua os tradicionais Blocos As Muquiranas (homens fantasiados de mulher) e Dos Trinta, que desfilaram da praça Maçônica ao Sítio Histórico. Esses blocos conhecidos pela irreverência, arrastaram o público por toda a Rua 13, no domingo (7) e na terça-feira (9)

Opiniões - O radialista itabunense Orlando Cardoso, um dos frequentadores assíduos de Canavieiras, elogiou bastante o formato e as atrações do Carnaval. Junto com a família, ele foi um dos mais assíduos foliões e chegou a “dar uma canja” no palco do Carnaval Cultural, cantando marchinhas que fizeram sucesso nos carnavais passados. “Se Canavieiras já prende a gente pelos encantos naturais, com as boas festas promovidas por Almir Melo, não temos como não voltar sempre”, declarou o radialista.

O turista goiano Alexandre Terra, da cidade de Rio Verde, veio pela primeira vez a Canavieiras e disse ter gostado muito da cidade, sobretudo pela hospitalidade. Ele já promete se tornar um visitante assíduo, principalmente pela segurança e tranquilidade. “Atualmente, não é em todo o lugar que você sai à noite para se divertir sem medo de andar nas ruas como aqui em Canavieiras”, assegurou.

Participaram do Carnaval Convencional das bandas Pra te Querer, Boyzinho, Império da Loira, Amanda Santiago, Hit Pagodão, Afrodisíaco, Tôa-Tôa, Maria Breteira, Love Beat, Capitão Axé, Pacmem, Realce, Gera Samba, Neto LX, Tsunami, Trivelada, Selakuatro, A Rapaziada, Risco de Amar e BBB.