Quatro mil visitantes ganham receptivo cultural em Ilhéus

Transatlânticos mudam no verão o cenário bucólico do litoral de Ilhéus
Arquivo/Secom/Roberto Santos

O grupo afro cultural Rastafári, um dos mais tradicionais do município de Ilhéus, participou do receptivo especial montado pela Secretaria de Turismo e Esportes (Setur) para saudar os mais de quatro mil turistas de cruzeiro que chegaram à cidade na manhã desta quarta-feira, dia 3, através do Porto Internacional. Oriundos na sua grande maioria de Salvador, os visitantes estão a bordo do MSC Splendida, um dos maiores e mais luxuosos transatlânticos do mundo.

Josenaldo Cerqueira, titular da Setur, reitera que os principais destinos locais dos turistas que chegam ao município, através do porto, demonstram interesse por atrativos como o centro histórico de Ilhéus - com seu antigo casario, as centenárias fazendas de cacau, descritas nos romances amadianos, e as belíssimas praias do litoral, já famosas em várias partes do país. “Ilhéus é uma cidade mundialmente conhecida. Isso estimula o turista a descer dos navios. A imensa maioria quer conhecer as ruas, bares e casas que emolduraram alguns dos principais romances do universo de Jorge Amado”, pontua o secretário municipal.

Aberta no dia 20 de novembro, a nova temporada de transatlânticos de Ilhéus terá, ao todo, 27 paradas e se estenderá até o próximo dia 17 de março. O secretário municipal de Turismo lembra, mais uma vez, que as paradas de navios incrementam a economia da cidade, beneficiando, principalmente, lojas, bares, restaurantes e cabanas de praia, além de diversos segmentos do setor de prestação de serviços. “Cada turista de cruzeiro vem gastando cerca de 300 reais por dia, o que garante o aumento da geração de renda”, reitera.

Novas paradas - A temporada 2015/2016 prossegue este mês com novas visitas do MSC Splendida nos dias 17 e 24, Costa Pacífica, dia 10, MSC Lirica, 11 e 25, MSC Prinsedam, dia 17, e Balmoral, dia 19. A temporada será encerrada em março, com a seguinte programação: MSC Splendida, dias 2, 9 e 16, Costa Pacífica, dia 4, Costa Mediterrânea, 6, e o Hanseatic, no dia 17.