Divulgado cronograma para matrículas na rede municipal

Escolas reformadas dão o tom da educação em Itabuna
Ascom/Pedro Augusto

A Secretaria Municipal de Educação definiu o calendário de matrículas para o ingresso na rede municipal de ensino de Itabuna para o ano letivo de 2016.  São oferecidas 25 mil vagas para a educação infantil (Creche e Pré-Escola), ensino fundamental e para o Programa Nacional de Integração com a Educação Básica na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).  Na primeira etapa serão matriculados os alunos da própria rede.

Pelo cronograma, publicado no Diário Oficial do Município, até o dia 12 deste mês os pais ou responsáveis podem fazer a matrícula nas unidades escolares que já encerraram o ano letivo de 2015, entre dezembro e janeiro. Os estudantes que concluírem o ano letivo neste mês de fevereiro ou em março devem ter as matrículas renovadas entre o próximo dia 15 e 18 de março nas secretarias das escolas em que o ano letivo está sendo concluindo.

O período para a transferência dos alunos de uma escola para outra da própria rede de ensino vai de 30 de março a 12 de abril. Já os pais ou responsáveis dos estudantes de fora da rede devem procurar a unidade escolar entre 13 e 29 de abril Para o ano letivo de 2016 são oferecidas mais de 5 mil vagas para estudantes novos em cerca de 100 escolas das zonas rural e urbana.

Os pais e responsáveis também devem ficar atentos para o sistema de ciclos.  No ciclo I, no 1º, 2º e 3º anos, devem ser matriculadas as crianças com idade entre seis e nove anos; no ciclo II, no 4º e 5º anos, alunos com idade de nove a 11 anos; no Ciclo III, para o ensino fundamental (do 6º ao 9º anos), crianças com idade entre 11 e 14 anos. As escolas devem agrupar numa mesma turma alunos dos ciclos/anos diferentes.

Para o ingresso no Ciclo I, o aluno deve completar seis anos até 16 de junho deste ano. A classificação para a matrícula de estudantes transferidos de escolas de outras redes de ensino, seriadas ou não, deverá observar a série/ano ou ciclo/ano constante no atestado ou histórico escolar. A matrícula do aluno será efetivada com preenchimento do Requerimento de Matrícula fornecida pela própria unidade escolar.

No ato da matrícula devem ser apresentados o original do Histórico Escolar, duas fotografias 3X4 recentes do estudante, além de fotocópia das certidões de casamento ou nascimento (dos pais). Os estudantes menores de 15 anos devem ter vaga assegurada no ensino regular, não podendo ser matriculados no PROEJA. Já os estudantes menores de 18 anos somente serão matriculados na rede municipal de ensino mediante a autorização expressa dos pais ou responsáveis.