Jornada Pedagógica vai planejar Ano Letivo

Práticas que educam serão debatidas visando o ano de 2016 na educação da Bahia
Arquivo/Google/Imagem Ilustrativa

Com o tema ‘Práticas que educam: responsabilidade de todos, compromisso da escola’, a Jornada Pedagógica 2016 mobilizará os educadores da rede estadual de ensino entre os dias 1º e 3 de fevereiro para o planejamento do ano letivo. A jornada irá acontecer em todos as escolas estaduais e terá como foco a valorização das práticas educativas exitosas das unidades escolares e o incentivo à leitura a partir de ações específicas.

“Trata-se de um espaço coletivo de alinhamento do trabalho pedagógico dos educadores para a reflexão sobre o desempenho da escola, visando estabelecer ações, metas e estratégias para a melhoria da qualidade da educação, que é o foco do programa Educar para Transformar”, pontua o superintendente de Políticas para Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Eliezer Silva.

Durante a Jornada Pedagógica, que já será conduzida pelos novos diretores e vice-diretores recentemente eleitos, os participantes vão socializar as metodologias desenvolvidas e que despertam o interesse, a participação e a aprendizagem dos alunos. “O encontro é uma oportunidade de demonstrar o quanto os profissionais da educação e os estudantes da rede estadual estão afinados com projetos que revelam seu potencial criativo e senso de responsabilidade social”, destaca Eliezer Silva.

O superintendente  ressalta, também, a perspectiva do envolvimento das famílias, por meio do Colegiado Escolar, durante a jornada, com o objetivo de que pais, mães e responsáveis possam contribuir com sugestões de ações e metas para a melhoria do processo de ensino e das aprendizagens dos estudantes.

Outro ponto forte da jornada é a discussão e proposição de ações para o incentivo à leitura – presente como eixo estruturante da Jornada Pedagógica –, envolvendo os professores de todas as áreas do conhecimento. “O objetivo é que as escolas construam o seu projeto de leitura para o ano todo, para aumentar a proficiência leitora dos estudantes. Durante a Jornada, vamos traçar algumas diretrizes, dentro do dentro do programa Educar para transformar, respeitando a autonomia das escolas”, explica Eliezer Silva.

Programação – Durante os três dias de jornada haverá mesas-redondas, rodas de conversas com relatos de funcionários, estudantes e pais de alunos e exposição sobre práticas exitosas de estudantes da rede estadual, além de apresentações culturais  e oficinas. Em um dos painéis, envolvendo os professores, a discussão será sobre ‘A leitura nas diferentes áreas do conhecimento. A programação completa está disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).