Subiu de 30 para 100 a média de atendimento ao MEI após centralização

Michel Lima
Arquivo/JBO/Maurício Maron

A Sala do Empreendedor de Itabuna funciona no prédio da Prefeitura, no bairro São Caetano, em área distante do centro da cidade. Por este motivo, uma parceria foi firmada com o Sebrae a fim de facilitar a vida dos microempreendedores individuais (MEI), reduzindo a distância para obter ajuda técnica na hora de fazer a Declaração Anual Simplificada (DASN).

O atendimento ao MEI acontece, provisoriamente, apenas no Ponto de Atendimento do Sebrae, localizado na Rua Paulino Vieira, 175, Centro de Itabuna. No local, dois técnicos do Sebrae e mais dois da Prefeitura atendem das 9h às 13h e das 14h às 17h.

A medida surtiu resultado logo na primeira semana de atendimento, com a média de declarações subindo de 30 para 100 ao dia. “Mais próximo ao comércio passamos a ter uma maior capacidade de atrair o nosso público-alvo”, justifica a coordenadora da Sala do Empreendedor, Liliane Sarmento.

Além de garantir a declaração em cerca de 10 minutos e continuar quite com a Receita Federal durante todo o ano, o MEI ainda está recebendo informações de como intensificar vendas através de cartão de crédito e evitar o fiado. “Neste tempo de crise é importante conhecer alternativas seguras que garantam a solidez”, destaca o gerente do Ponto de Atendimento do Sebrae Itabuna, Michel Lima. Ele frisa ainda a importância da parceria com o município para esta ação de oferecer comodidade e agilidade no atendimento ao MEI de Itabuna.

Michel lembra que, apesar do prazo para a declaração se encerrar somente em 30 de maio, é importante que o MEI forneça o quanto antes informações, evitando o pagamento de multas, juros e correção monetária, já que o boleto referente a janeiro de 2016, cujo vencimento é 20 de fevereiro, só será emitido se o empreendedor já tiver feito a sua declaração. Este ano não haverá a distribuição dos carnês via Correios.

 

O município de Itabuna possui 6.632 microempreendedores individuais que precisam fazer a declaração preenchendo um questionário no site da Receita Federal com dados referentes ao ano-calendário anterior da empresa. Nele, o MEI precisa informar itens como faturamento anual (Receita Bruta Total), valor das receitas referentes a comércio, indústria ou serviço intermunicipal e se houve a contratação de funcionário.