Governo esquece centenário de prédio que guarda história da cidade

Prédio do atual General Osório
Reprodução

O esquecimento foi levantado pelo presidente do Instituto Histórico de Ilhéus, José Nazal Soub. Ontem, dia 31, o prédio do General Osório, onde hoje funciona a Biblioteca Pública da cidade, comemorou 100 anos.

Mas apesar da significância da data, as comemorações foram "esquecidas". Nem a prefeitura, nem a secretaria de Educação... ninguém lembrou da importância do centenário.

Chateado com a situação, José Nazal ironiza: "Hoje, 100 anos depois, o governo esqueceu de comemorar a data. Pelo menos não vi movimento, sequer soube se teve ao menos uma palestra alusiva ao fato. Acredito, como tem ocorrido, que na condição de presidente do Instituto Histórico de Ilhéus, seria convidado", escreveu.

E como sabe com quem está lidando, Nazal completa na sua postagem: "Não me venham dizer que será comemorado depois! Aniversários de cinquentenário, centenário e sesquicentenário devem ser comemorados na data. Assim, vamos perdendo nossos valores, nossa autoestima e amor pela nossa terra. Mais que uma pena, uma lástima!", finalizou.

Na postagem feita nas redes sociais, José Nazal lembra que em 31 de dezembro de 1915 foi inaugurado o primeiro colégio municipal de Ilhéus, no último ano de governo do intendente Antônio Pessoa da Costa e Silva. Apresenta fotos históricas da inauguração, registrada por um fotógrafo inglês contratado. Além do prédio, há fotos que apresentam, além do Intendente: o bispo Dom Manoel de Paiva, Monsenhor José Evaristo, Misael Tavares, Eustáquio Bastos, Miguel Alves, Ubaldo Ramos de Lima, Geminiano Ramos, José Félix.

Vai que para o governo atual, a comemoração de um prédio centenário, que abriga parte da história da cidade, nem mereça comemoração. Lastimável mesmo!