Ilheenses têm à disposição atendimento gratuito no Odontomóvel‏

Tratamento dentário gratuito
Arquivo

Até este sábado, 12, a comunidade ilheense terá reforço no atendimento odontológico especializado, com o funcionamento, no bairro Teotônio Vilela, do Odontomóvel, iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau). A unidade, instalada na Avenida Central, oferece aos pacientes, de acordo com a necessidade de cada um, tratamento de canal, restauração, extração, restauração, aplicação de flúor ou obturação.

Antes dos procedimentos necessários, a pessoa informa à equipe de triagem se é hipertensa, diabética ou se tem algum problema de saúde. Também recebe técnica correta de higiene bucal e orientação sobre escovação sempre após à alimentação, uso correto do fio dental, além de visita periódica ao dentista. O serviço, iniciado na manhã desta segunda-feira, 7, conta com suporte de sessões de vídeo esclarecedores e sanitários químicos.

O secretário de Saúde, Antonio Ocké, informa que esta ação faz parte de parceria firmada entre a Prefeitura de Ilhéus e o governo da Bahia, com intermediação feita pelo deputado estadual Eduardo Salles. “Um dos objetivos da iniciativa é ampliar o acesso à assistência odontológica gratuita em comunidades com carência nessa especialidade. Para receber o atendimento basta levar documento de identidade com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (Sus)”.

A iniciativa está à disposição de moradores de todos os bairros de Ilhéus. A carreta do Odontomóvel estadual conta com sete consultórios. A previsão é atender cerca de 100 pessoas por dia. A unidade móvel é equipada com aparelhos para esterilizar, gerador de energia elétrica e reservatório de água potável.

Atendimentos – Moradora do Vilela, Jaqueline dos Reis Santos contou que tem mais de um ano que não vai ao dentista. “A equipe odontológica chegou em nosso bairro em boa hora. A gente não esperava contar com atendimento de primeira, como este. Eles fizeram limpeza e aplicaram flúor”. Já Josemeire Bispo dos Santos disse que esta é uma chance de quem mora no bairro Teotônio Vilela de ser beneficiado com o serviço gratuito. “A restauração foi boa. Eles estão de parabéns”.