Ilhéus registra primeiros casos de Chikungunya‏

Ilhéus no roteiro da nova doença que preocupa
Arquivo/JBO/Maurício Maron

O Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus confirmou os primeiros registros de Chikungunya no município. O setor está em alerta desde que os primeiros casos da doença foram registrados na Bahia. Há um ano, a Vigilância tem notificado, investigado e coletado amostras de casos suspeitos, que são enviados ao Laboratório Central (Lacen) do Governo do Estado, em Salvador.

De acordo com o diretor de Vigilância à Saúde, Antonio Firmo, o trabalho se intensificou no último mês de novembro, devido ao aumento de casos suspeitos, que, após coleta e exames, foram agora confirmados.  Nesse sentido, o secretário municipal de Saúde, Antonio Ocké, afirmou que todas as providências estão sendo tomadas para o tratamento desses casos e evitar novos registros através do bloqueio costal, com inseticida, para controle da transmissão.

O secretário alerta aos profissionais lotados nas unidades de saúde para a importância da notificação imediata, em até 24 horas, de todos os casos compatíveis com a febre Chikungunya, cujos sintomas são semelhantes aos da dengue, para garantir a oportunidade das medidas de prevenção e controle da transmissão.

Outro alerta é feito por Antonio Firmo, para que a população intensifique as medidas de prevenção contra o Aedes Aegypti, evitando a criação, proliferação do mosquito e, consequentemente, a transmissão do vírus. Para isso, é fundamental que as pessoas eliminem os criadouros dos mosquitos, verifique se as caixas d ́água estão bem fechadas, não acumular vasilhames no quintal, verificar se as calhas não estão entupidas, colocar areia nos pratos dos vasos de planta.

Chikungunya - É uma doença causada pelo vírus CHIKV transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti (o mesmo que transmite a dengue) e pelo mosquito Aedes albopictus. Os sintomas são semelhantes aos da dengue: febre de início súbito, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. As dores nas articulações são intensas, sendo as mãos e pés mais afetados, causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.