Itabuna lidera no sul da Bahia o Índice de Desenvolvimento Municipal da Firjan‏

Itabuna
Ascom/Pedro Augusto

Entre todos os municípios da região sul da Bahia, Itabuna foi o que apresentou o melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM) um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico dos mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. O Sistema FIRJAN é coordenado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

Formado por cinco respeitadas organizações (SESI, SENAI, IEL, FIRJAN e CIRJ), o sistema criou esta avaliação desde 2008, feita exclusivamente com base em estatísticas públicas oficiais disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Itabuna ocupa a 34ª posição no estado com o IFDM 0,6367. O segundo colocado na região, Ilhéus, aparece na 79º posição.

De leitura simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento. A avaliação revela que Itabuna alcançou a melhor pontuação na educação, com 0,7. No indicador emprego e renda, conseguiu 0,6 enquanto na saúde, 0,5.

Esta é a segunda avaliação nacional, em menos de 15 dias, em que o município de Itabuna aparece entre os que mais se destacam. Em novembro, a Controladoria Geral da União (CGU) divulgou que o município é o mais transparente entre todos os 417 municípios do estado. Isso significa dizer que o atual governo é o que melhor presta contas do dinheiro que recebe e aplica em obras públicas.

Para o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, o resultado constatado pelos estudos Firjan está diretamente ligado ao destaque apontado pela CGU. “O município melhorou seus índices por que está tendo a capacidade de gerenciar de forma séria e correta os recursos públicos”, avaliou.

Para Vane, Itabuna reverte a sua imagem perante o País. “Antes éramos vistos com uma das cidades mais violentas do Brasil. Atualmente somos vistos como um dos governos de maior credibilidade da Nação”, disse. “É claro que pela grandeza de Itabuna não podemos nos satisfazer na 34ª posição estadual. Mas a cidade vive franco momento de recuperação econômico, social e moral, o que nos dá a garantia de que estamos no caminho certo”, finalizou. Mais informações: http://www.firjan.org.br/IFDM.