Itabuna reforma no Santa Inês a Escola Municipal Amélio Cordier

Escola Municipal Amélio Cordier
Ascom/Gabriel de Oliveira

Como parte do Programa de Melhoria e Requalificação da Infraestrutura Educacional, a Prefeitura de Itabuna está investindo recursos próprios na construção do muro de contenção, proteção e segurança, bem como na requalificação das instalações físicas, elétricas e hidráulicas da Escola Municipal Amélio Cordier, no bairro Santa Inês. Com 166 alunos matriculados nos segmentos da Educação Infantil e no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental há mais de 20 anos, a unidade não passou por qualquer uma reforma de grande porte.

Na comunidade escolar é grande a expectativa, segundo revela a diretora Alyne Nascimento Souza, já que as intervenções que agora estão sendo executadas vão proporcionar mais segurança e melhor qualidade da educação ofertada na Escola Amélio Cordier que é a única da Rede Pública Municipal no bairro Santo Inês, funcionando em instalações próprias. Na unidade escolar atua uma equipe integrada por 13 educadores, entre direção, professores e equipe de apoio.

A professora Alyne destaca que o muro da escola havia ruído há mais de seis anos e, de lá para cá, a situação de insegurança era total. “Por conta disso, era constante a ação de vândalos, inclusive tendo sido roubados todos os equipamentos do laboratório de informática”, disse. A diretora ressaltou que com a restauração do muro será possível ampliar os espaços da escola, tendo em vista que duas salas tiveram que ser interditadas por conta do iminente risco deslizamento de terra.

“A construção deste murro era uma das principais reivindicações de pais de alunos, professores e funcionários da Escola Amélio Cordier, tendo em vista que a segurança de todos estava comprometida, principalmente das crianças e adolescentes. A partir do próximo ano teremos condições de ampliar o número de vagas e oferecer melhores condições de trabalho aos educadores, além de ampliar o espaço de aprendizagem e de recreação dos alunos”, pontuou Alyne Nascimento Souza.

Executado pela Secretaria Municipal da Educação desde 2013, o Programa de Melhoria e Requalificação da Infraestrutura Educacional já consumiu recursos próprios da ordem de mais de R$ 3,5 milhões e envolvem, além de reforma total, intervenções como pintura geral e pequenos reparos em outras 37 unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino.  Em dois anos e meio, a Prefeitura de Itabuna também promoveu a ampliação de escolas como a Sementeira, Everaldo Cardoso e Luiz Viana Filho, com a construção de novas salas de aula, refeitórios, área de recreação e rampas de acessibilidade atendendo às recomendações do Ministério da Educação.