Salva-Vidas de Ilhéus fazem aulas práticas e teóricas‏ visando o verão

Se preparando para a alta estação
Secom/Gidelzo Silva

O Corpo de Salva-Vidas da Prefeitura de Ilhéus participou nesta quinta-feira, dia 26, na Praia do Cristo, área central da cidade, das aulas práticas do curso “Surf Salva - Emergências Aquáticas. A capacitação, cuja parte teórica foi realizada nesta última quarta-feira, 25, na Academia de Letras, foi ministrada pelo diretor social da Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), Jorge Cerqueira. Membro do Corpo de Salva-Vidas da Prefeitura de Salvador há 24 anos, Cerqueira elogiou a iniciativa do governo municipal de seguir qualificando seus servidores com o objetivo de garantir o bem estar, a tranquilidade e a segurança dos ilheenses e turistas nas praias do município.

“Além de suas belas praias, Ilhéus é uma cidade importante tanto do ponto de vista histórico quanto cultural e arquitetônico. Com esse imenso potencial turístico, aliado à chegada do verão, com certeza, o município estará recebendo nos próximos meses milhares de visitantes, realidade que requer um corpo de salva-vidas ainda mais preparado”, comentou, na ocasião, Jorge Cerqueira.

Segundo o diretor social da Sobrasa, além da parte teórica, que envolveu itens como prevenção, oceanografia e reanimação cardiopulmonar, o curso trouxe para os salva-vidas de Ilhéus as novas técnicas de salvamento aquático que utilizam as pranchas de surf. “A ideia é que cada posto de observação do litoral ilheense passe a dispor desse pranchão, que possui 2 metros e 45 centímetros de comprimento e que possibilita o salvamento de até três pessoas”, disse Cerqueira, acrescentando que o equipamento encurta o tempo de resgate.

Opiniões – Presidente da Associação dos Salva-Vidas de Ilhéus e do Sul da Bahia (Asvisulba), Joaques Silva lembrou que foi a primeira vez que a cidade recebeu um curso desse porte. “Em razão disso, é fundamental elogiar a parceria com a Sobrasa e, sobretudo, com a Prefeitura, que segue investindo no aperfeiçoamento do nosso trabalho, seja através da aquisição de equipamentos, seja por meio da realização de cursos de capacitação”, afirmou.

Já Wallace Sampaio, salva-vidas da Prefeitura de Ilhéus desde 2011, reiterou, durante as aulas práticas, a importância da capacitação contínua. “As novas técnicas vão surgindo. Por isso, precisamos estar sintonizados com o que há de mais moderno sempre com o objetivo de garantir a segurança dos banhistas”, completou. Por sua vez, Domingos Madureira, que há catorze anos integra os quadros do Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus, lembrou que, com a qualificação, quem ganham são os ilheenses e os turistas que visitarão a cidade durante o verão. “Com certeza, após esses dois dias, estaremos ainda mais preparados para oferecer, nas praias do município, um serviço mais eficiente”, enfatizou.

Especial - O chefe do Corpo de Salva-Vidas, Alexandre Mendonça, lembra que os servidores do setor atuam na faixa litorânea situada entre a Praia de Mamoan, na zona norte, e Águas de Olivença, na orla sul da cidade.Segundo ele, esta área possui 30 postos avançados e, para a operação especial que está sendo montada para o próximo verão, “a proposta é que eles disponham de diversos equipamentos importantes para o salvamento aquático, comokits de primeiros socorros, óculos, pranchões, boias e binóculos”, salientou.