Canavieiras adequa despesa e receita, anuncia prefeito

Instituído calendário de coleta para reduzir custos
Ascom/Wagnevilton Ferreira

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, determinou esta semana a adoção de novas medidas de redução de despesas na máquina administrativa municipal. O objetivo é promover a contenção no custeio e investimento, tendo em vista a crescente queda nas receitas de transferências constitucionais.

Uma dessas medidas é o calendário da coleta de lixo no centro e em bairros da cidade, com a finalidade de reduzir os custos. A partir desta semana, os caminhões compactadores que fazem a coleta somente circularão às segundas, quartas, sextas-feiras e sábado, sempre no mesmo horário – a partir das 16 horas –, a depender do local.

Explica o prefeito Almir Melo, que a introdução do novo calendário da coleta de lixo faz parte do planejamento municipal, para que as receitas – a cada dia mais escassas – possam fazer frente às despesas. “Como nossa coleta de lixo é um serviço prestado com muita regularidade e eficiência, não haverá qualquer tipo de prejuízo para os moradores”, ressalta o prefeito.

Desde que o Governo da Reconstrução assumiu a administração municipal, em janeiro de 2013, que a coleta de lixo é um dos serviços públicos feitos com toda a eficiência. “Antes, a coleta de lixo de Canavieiras era feita com caminhões caçambas, de carroceria e até carroças, que iam esparramando pelas ruas grande parte do lixo recolhido”, lembra Almir Melo.

A partir de  janeiro de 2013  o lixo de Canavieiras passou a ser coletado por caminhões compactadores, em horários considerados compatíveis – a partir das 16 horas. “Após a implantação dessa modalidade logística, os urubus deixaram de aparecer nas ruas da cidade e Canavieiras é hoje elogiada por moradores e visitantes quanto ao nível de limpeza pública que pratica”, frisa o prefeito.

Com a economia conseguida através do planejamento na execução dos serviços públicos, os recursos estão sendo utilizados para manter o pagamento de servidores e fornecedores em dia. Diversas obras e serviços continuam sendo executadas, apesar do baixo índice de transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).