Oficinas capacitam agricultores familiares de Canavieiras

Com o tema “Custo para Produzir no Campo”, foi realizada terça-feira (24), no povoado do Estreito, a última da série de oficinas e cursos promovidos este ano através de uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Canavieiras para os produtores da agricultura familiar. O curso teve carga horária de quatro horas de duração e reuniu 25 produtores na Igreja de São Sebastião.

Segundo a instrutora Tatiana Badaró, o objetivo da oficina foi proporcionar ao produtor rural o entendimento da composição das despesas que envolvem sua atividade, para que ele possa gerenciar as despesas de produção e estabelecer estratégias de aquisição dos insumos. “Os produtores que participaram da oficina agora têm noções básicas de Custos de Produção: Conceitos, elaboração de planilhas para controle dos custos e margem bruta”, disse Tatiana.

Informa o Secretário Municipal da Agricultura, João Brasil, que a maioria dos produtores não faz um levantamento dos custos da produção no campo, o que acaba afetando o ganho real. “Se o produtor não sabe a despesa que tem na sua produção, acaba não tendo noção da receita. É importante que saibam que mesmo na agricultura familiar, os custos de produção são importantes para a sobrevivência da atividade. Essa oficina com certeza vai ajudar todos a se tornarem melhores gestores de suas propriedades”, explicou o secretário.

Segundo João Brasil, a promoção de cursos e oficinas em parceria com o Sebrae terá continuidade no próximo ano, nos povoados que ainda não foram atendidos. “Perelândia, Pedra Alta, Campinhos, Hermelândia, Barra Velha são as próximas localidades que receberão as oficinas”, disse João Brasil, ressaltando que são informações bastante úteis e que estão promovendo um avanço na produção, com a introdução de novas técnicas.

O prefeito Almir Melo destaca que atualmente Canavieiras é um dos municípios que mais tem se destacado na produção agropecuária, em todos os níveis. “Muitos projetos estão sendo implantados, a exemplo de carcinicultura, piscicultura, cafeicultura, cacauicultura, fruticultura, pecuária de leite e corte e hortifrutigranjeiros”, enumera João Brasil.

De acordo com o prefeito, o Governo da Reconstrução tem apoiado todos esses investimentos, “Temos prestado assistência técnica aos pequenos agricultores e realizado manutenção permanente nas estradas vicinais nos seus pontos mais críticos, para facilitar as condições de trafegabilidade e o escoamento da produção agrícola”, explicou Almir Melo.